O conhecimento adquirido no encontro vai possibilitar a construção de políticas públicas aplicáveis e exequíveis.
Oempenho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em fomentar a inovação e a produção sustentável e rentável do setor florestal brasileiro ganhou destaque na manhã desta segunda-feira (16), em Curitiba (PR), na abertura da Semana Internacional da Madeira (SIM). O evento, que acontece entre os dias 16 e 19 de setembro, reúne produtores, empresários e lideranças do setor madeireiro de base florestal do Brasil e da América do Sul para traçar um panorama do mercado brasileiro, os desafios e oportunidades deste segmento.
O objetivo do encontro é criar um ambiente propício para discutir novas tecnologias e tendências, temas essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da cadeia produtiva da madeira.
A secretária-adjunta de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Lizane Ferreira, ressaltou a relevância do evento para o setor florestal brasileiro, à medida que o conhecimento apreendido possibilita ao Ministério construir políticas públicas aplicáveis e exequíveis, além de abrir canais de diálogo e alinhamento com diversos segmentos que atuam nesse setor.
Em sua fala, Lizane trouxe, ainda, um pouco do trabalho que vem sendo realizado pelo Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, que se tornou o espaço no Mapa de fomento e proposições para o desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento dessa importante cadeia produtiva, atendendo ao Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas, que prevê a institucionalização do setor florestal a nível nacional. Dentre as ações apresentadas estiveram o Plano Floresta+Sustetável e suas diretrizes e o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD).
Semana Internacional da Madeira
A SIM inicia com o 5º Woodtrade Brazil, que será realizado pela Abimci em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Malinovski. Na programação estão a Feira Lignum Latin America, o 6º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), o 1º Lignum Latin America Talks, além de diversos eventos técnicos.
Fonte: Mapa
VEJA TAMBÉM:
- Arroz gourmet: saiba como o clima influencia na produção de arroz no litoral gaúcho
- Conab: produção de soja em 2024/25 deve crescer 12,82% para 166,28 milhões de t
- Gigantes da citricultura vão irrigar 2.400 hectares; fotos
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.