Entre os principais riscos enfrentados pelo produtor rural, está a operação de máquinas agrícolas, e até mesmo as condições de trabalho.
Em empreendimentos rurais, além das atividades agrícolas necessárias para um ótimo desempenho na safra, é sempre necessário se preocupar com os riscos associados à atividade. Durante o exercício da profissão, qualquer pessoa corre o risco de se acidentar, mas alguns trabalhos são mais propensos que outros, como a agricultura.
Conforme dados oficiais, atividades agrícolas apresentam um risco sete vezes maior do que o setor de construção civil. Estima-se que, entre 2009 e 2018, foram registradas 106 mortes no ambiente de trabalho, um número alarmante e que chama a atenção para a necessidade de medidas de prevenção. Sendo assim, é fundamental aplicar precauções para reduzir os acidentes rurais e garantir a segurança.
Entre os principais riscos enfrentados pelo produtor rural, está a operação de máquinas agrícolas, materiais que se encontram no solo e até mesmo as condições de trabalho. Além disso, há algumas operações, como manuseio de agroquímicos e de implementos em que os riscos são mais explícitos. Sempre é necessário a contratação de especialistas e o estudo de cada caso em questão.
Acidentes
Na última quarta-feira (22), um homem de 51 anos morreu depois de se envolver em um acidente com um trator – no bairro Mariana, zona rural de Itápolis (SP). O homem foi identificado como Laudenir Antônio Novelli, e tentava consertar equipamentos que estavam travados no momento do acidente.
Conforme informações da Polícia Militar, a vítima apresentava ferimentos na cabeça em uma das pernas, provavelmente provocados pelo disco da grade. Ainda segundo as informações, um vizinho chegou a ouvir o pedido de socorro de Laudenir, entretanto quando chegou ao local, encontrou a vítima sem vida. A ocorrência foi registrada como acidente em serviço e será investigado pela Polícia Civil.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.