Assembleia Geral Ordinária realizada na noite de ontem (5), durante a 83ª ExpoZebu, aprovou a alteração da razão social da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB) para Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (a sigla ACGB será mantida). A ACGB já vem, há alguns anos, divulgando as características e qualidades do Guzolando (Guzerá x Holandês), em especial, sua longevidade, rusticidade e produtividade, e, agora, passa a adotar oficialmente o nome da raça em sua razão social.
Também foi decidido pelos associados da ACGB, um incentivo aos sócios iniciantes, pequenos criadores, que terão, durante dois anos, um desconto na anuidade. De acordo com o presidente da Associação, Adriano Varela, esse incentivo permitirá aos pequenos criadores conhecer e acompanhar o trabalho desenvolvido pela ACGB na divulgação das raças Guzerá e Guzolando.
O Guzolando
Raça bovina sintética brasileira de aptidão mista. É representada por bimestiços oriundo dos cruzamentos entre as raças Holandesa e Guzerá. Os animais têm 9/16 de sangue da primeira raça e 7/16 da segunda ou ainda proporções respectivas de 11/16 e 5/16.
Tais composições de sangue dão destaque à aptidão leiteira do gado holandês, sem perda da capacidade de produção de carne e leite, rusticidade e adaptabilidade aos trópicos, características pronunciadas no guzerá. O registro exige ainda dados que comprovem boa produção leiteira na genealogia dos animais.
Os animais da raça Guzolando apresentam porte médio, temperamento vivo, mas dócil e pelagens variadas que resultam das combinações das duas raças de que eles se originam. As fêmeas têm elevada aptidão leiteira e ostentam a forma tradicional de cunha, úbere bem inserido e desenvolvido. Os machos são musculosos, com altos índices de ganho de peso. A raça tem excelente desempenho e grande aceitação em todo o Brasil.
Fonte ACGB