Associação também lançará metodologia inovadora para avaliação da qualidade do café solúvel na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de novembro.
Muita gente nem imagina que o café solúvel é tão versátil que pode, além de degustado como aquele cafezinho puro ou misturado ao leite, ser usado na culinária ou ingrediente de uma variedade de bebidas. Presença garantida em cappuccinos, desde os simples aos mais sofisticados, o solúvel vai bem como ingrediente em diversos drinks, frapês e até rende uma boa combinação para uma pipoca agridoce. Pois é, esta versatilidade poderá ser conferida no estande da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) na Semana Internacional do Café (SIC), que ocorrerá em Belo Horizonte (MG), entre 16 e 18 de novembro.
No espaço, o público da SIC terá à disposição drinks alcóolicos e não-alcóolicos, frapês e outras bebidas feitas com café solúvel, como o famoso café cremoso, também chamado de “batidinho”, que serão preparados por um bartender na hora. A pipoca, que leva açúcar e café com sal, estará disponível para degustação em um carrinho dentro do espaço do evento.
“A ideia é mostrar não apenas os aromas e sabores encontrados no café solúvel, mas também a forma de aplicação dele. Até porque, em muitas aplicações, o produto não entra como ator principal, mas como coadjuvante, um ingrediente na receita”, comenta Eliana Relvas, especialista em cafés e consultora da Abics.
Segundo ela, a ampla possibilidade de aromas e sabores que o solúvel apresenta é o fator principal para a escolha correta do tipo de café a ser aplicado em certas receitas. “Um café com mais potência é perfeito para a aplicação em doces e cappuccinos, ao passo que os mais suaves são indicados para bebidas ready to drink (RTD) ou mesmo para serem consumidos com água, por exemplo. Já a aplicação direta do café solúvel é indicada para facilitar o preparo de diversos pratos e sobremesas” explica.
Além da degustação de bebidas feitas com solúvel, o estande da Abics terá uma gôndola, onde será exibido o sortimento de cafés solúveis e produtos à base deles que estão disponíveis no mercado nacional por meio do trabalho das principais indústrias do setor, No espaço, ficará evidenciada a amplitude de diferentes embalagens, processos, blends, entre outros.
“Empório” do café solúvel
Nesta edição da SIC, o estande da Abics será apresentado como um empório especializado na comercialização de produtos de alta qualidade, de maior valor agregado, seguindo uma tendência do novo perfil do comércio nas grandes cidades.
Como os empórios que são abertos nas metrópoles, com foco em produtos específicos de pouca tiragem, com elaboração mais refinada e produzidos a partir de tecnologia avançada, por que não montar um empório do solúvel? É o que motivou a cenógrafa responsável pelo estande da Abics na SIC, Yara Candotti, ao comparar a enorme variedade de cafés solúveis no mercado que atingem vários paladares.
“A ideia é que os participantes do evento entrem no estande com a percepção de que estejam entrando em um empório, que oferece várias bebidas e outros produtos à base de solúvel”, enfatiza.
O espaço de 64 metros quadrados foi projetado com elementos de arquitetura e decoração modernas. Um grande painel de led estará virado para o lado de fora do estande, para captar a atenção do público, com a apresentação de vários vídeos sobre o universo do café solúvel.
- Mercado de genética de pulo produz novo recorde no Brasil
- Governo poderá intervir nos preços dos alimentos, diz Rui Costa
- Agrodefesa orienta sobre a proibição de venda fracionada ou a granel de sementes
- Cepea: carne suína cai 14,1% e aumenta competitividade ante outras proteínas
- China suspende compra de soja de 5 exportadoras brasileiras
Metodologia de avaliação de qualidade do solúvel
Além de mostrar que o café solúvel é versátil, ingrediente para diversas aplicações, a Abics lançará, na Semana Internacional do Café, uma metodologia pioneira de análise sensorial para avaliação da qualidade do produto. Esse procedimento técnico foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e envolveu diversos técnicos especializados e representantes de grandes marcas da indústria do setor. O documento técnico sobre a metodologia (White Paper) será apresentado pela primeira vez, no dia 16 de novembro, às 17h30, na SIC, em Belo Horizonte (MG).
A metodologia inovadora apresenta uma avaliação de intensidade de atributos em uma escala de classificação das características sensoriais, que vai de zero a cinco, e uma classificação principal em três categorias: convencional, diferenciado ou de excelência.
Para o seu desenvolvimento, foi identificada a intensidade dos principais atributos percebidos nas provas realizadas, como, por exemplo, notas de especiarias, nozes, chocolate, frutas, entre outros. Elencou-se, ainda, 15 atributos e, de acordo com sua intensidade, cada um tem um peso dentro da avaliação. Esses dados são inseridos dentro de um sistema e este peso é calculado por meio de um algoritmo, que indica qual a categoria do produto e, consequentemente, sua aplicabilidade.
A metodologia é mais um destaque para o Brasil neste segmento, já que o país lidera a produção e a exportação globais de café solúvel, produto nacional que é exportado para mais de 120 países.
Projeto Imagem – Abics e ApexBrasil
Além do estande e das dinâmicas que serão desenvolvidas no espaço, para prestigiar a divulgação e o lançamento da metodologia, a Abics, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza um trabalho de divulgação internacional, denominado “Projeto Imagem”, que trará jornalistas e formadores de opinião de importantes veículos de comunicação do exterior para participar do evento.
Fonte: Abics
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.