“Teremos mais milho, mais pecuária, mais áreas de forrageiras. E essa diversificação de culturas estará, na prática, dentro do roteiro técnico e também no ato da abertura da colheita”.
A 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas (AOCA), que acontece há quatro anos consecutivos em Pelotas, terá sua apresentação regional durante a programação da Expofeira de Pelotas. O evento está marcado para dia 4 de outubro, às 17h, no salão nobre da Associação Rural de Pelotas, no Parque Ildefonso Simões Lopes.
O lançamento da edição de 2023 da Abertura da Colheita foi realizado durante a última Expointer e, agora, nesta oportunidade de realização da Expofeira de Pelotas, o evento será divulgado para a Metade Sul do Estado. A Expofeira de Pelotas acontece de 3 a 9 de outubro, congregando lideranças importantes do agronegócio da região Sul do País.
Um evento diferente em preparação
A próxima edição, a 33ª edição do AOCA, preparada para ocorrer de 14 a 16 de fevereiro de 2023, na Estação Experimental Terras Baixa (ETB), da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS, receberá de volta. Está sendo organizado um novo espaço para os eventos, tendo a incorporação da parceria do Senar/RS, que assumirá a instalação de um amplo auditório dentro da área.
De acordo com o pesquisador André Andres, coordenador da ETB da Embrapa Clima Temperado, para comportar este amplo auditório e expandir a área de exposição de instituições e empresas parceiras, os realizadores do evento – Federarroz, Embrapa, IRGA, e também, o Senar /RS programaram a limpeza de pinus, o que aumentará os 10 km de extensão da área de visitação do evento, e por consequênciaá o auditório de palestras, que ganha mais uma tarde inteira na programação de palestras, seminários e casos de sucesso de produtores.
Outro detalhe nos preparativos para o evento é que as áreas das culturas de grãos ainda serão maiores. “Teremos mais milho, mais pecuária, mais áreas de forrageiras. E essa diversificação de culturas estará, na prática, dentro do roteiro técnico e também no ato da abertura da colheita”, destacou a coordenadora da Abertura da Colheita, Angela Velho. Todos os pontos os diferenciadores na 33ª edição estudarão um tema central do evento de 2023 que está definido em “Arrozeiros como produtores multissafras”.
Semeadura nas vitrines tecnológicas
Nas últimas semanas do mês de setembro estão sendo plantadas como cultivares de arroz irrigado BRS Pampa CL , da Embrapa, e IRGA 426 CL, do Irga, para compor as colhidas oficiais, dentro da área das vitrines tecnológicas da ETB, durante a 33ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos de Terras Baixas. As cultivares possuem uma característica de duas previstas dentro do sistema clearfield e recomendadas para plantio na região sul do País.
A BRS Pampa CL está há duas safras em produção pelos orizicultores, sendo considerado um sucesso de produção e produtividade, chegando a alcançar uma dúzia de toneladas por hectare. A cultivar tem boa resistência à brusone e outras doenças, além de ser tolerante à toxicidade por ferro. Possui ciclo precoce, em torno de 118 dias da emergência à maturação e excelente de grãos, entre outras vantagens, utilização de água – 1% – e não demanda várias aplicações de menos qualidade de fungos, e tem ainda a capacidade de produzir muito bem em solos mais pobres, pois exigências menores. A BRS Pampa CL é uma planta moderna.
- Justiça autoriza plantio em fazenda embargada pelo IBAMA no MATOPIBA
- Produtor de soja do MS tem até o dia 10 de janeiro para declarar área plantada
- Exportação de gado vivo atinge 883.500 cabeças, maior volume da história; Vídeo
- Safra 2024/25 de arroz em Goiás deve ser 19,6% maior, com 155,6 mil toneladas
- Fávaro: Brasil abriu 300 mercados para produtos agropecuários em menos de 2 anos
A IRGA 426 CL é uma variedade resistente à brusona, com elevado potencial produtivo e alto vigor. Apresenta excelente qualidade industrial e culinária dos grãos. Lançada na Expointer 2022, as sementes estarão comercialmente disponíveis na safra 2023/2024. A cultivar é uma atualização da variedade IRGA 426 convencional e seu plantio é recomendado para solos secos.
Fonte: Embrapa
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.