Com o prolongamento da quarentena, medidas de médio em longo prazo continuam sendo implementadas nos diversos setores do agro. Para a suinocultura não foi diferente.
Como forma de atender as medidas de contingência e prevenção contra o Coronavírus (Covid-19), mudanças de hábitos de higiene, desinfecção do ambiente e socialização são os pontos mais reforçados nas orientações repassadas em todos os setores.
Pensando na atual situação mundial e projetando essas orientações para a adoção desses procedimentos, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), vem elaborando materiais técnicos (e sugerindo a implementação de medidas de monitoramento.
Entre esses materiais que elaboramos, está um checklist voltado para as granjas, com uma lista de itens que foram previamente estabelecidos para comprovar a implementação das ações sugeridas e executadas nas unidades de produção.
Quando falamos em checklist, imaginamos em sistematizar todos os procedimentos, de forma a organizar as ações diárias que devem ser planejadas e executadas, para que se atinja a mitigação de todos os fatores de riscos associados à Covid-19. E assim, otimizar os controles da granja para melhoria do bem-estar de todos os colaboradores no ambiente de trabalho. Trazendo inúmeros benefícios, tais como: segurança, ao conter os passos que precisam ser tomados para a mitigação dos fatores de risco; eficiência, ao se adaptar com a utilização do checklist, as medidas adotadas são introduzidas no cotidiano, o que as tornam mais eficazes; exatidão, o checklist ajuda a gerenciar as ações a serem cumpridas.
Nesse sentido, reunimos todas as informações para ajudar os profissionais da suinocultura a compreenderem os riscos associados à doença e as melhores formas de prevenção, bem como de fornecer ao responsável pela unidade de produção, uma ampla perspectiva do funcionamento dessas medidas sugeridas no ambiente de trabalho, possibilitando a avaliação de quais ações deverão ser aprimoradas na rotina. Click no link e confira:
Modelo de checklist está disponível para download
- Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
- Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
- São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
- Gigante brasileira se torna maior exportadora de frutas com receita estimada de R$ 1,4 bilhão
- Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira
Acreditamos que desenvolvendo materiais técnicos que auxiliem nas capacitações dos colaboradores, contribuirá com a maneira que lidamos e enfrentamos a doença.
“Nós, da ABCS, agradecemos a todos os colaboradores essenciais que continuam realizando as atividades no campo, transporte, indústria e varejo para que a produção de alimentos não seja interrompida em benefício da sociedade brasileira, e da manutenção do abastecimento de alimentos à mesa do consumidor”. E nesse sentido, queremos continuar disponibilizando materiais para auxiliar nas capacitações aos diversos elos da cadeia produtiva e mitigar os fatores de risco associado ao Coronavírus (Covid-19), salienta a diretora Técnica da ABCS, Charli Ludtke.
Para ter acesso ao material completo da ABCS, confira em abcs.org.br e clique na cartilha em destaque (Coronavírus – Juntos Venceremos).
Acesse também o documento: Cuidados na suinocultura, também elaborado pela associação.
Fonte: ABCS