Abastecimento dos estoques de milho no Piauí auxilia pecuaristas locais

Venda de o cereal será feita por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB) da Conab, no qual podem participar pequenos criadores de animais de todas as áreas.

Os pequenos criadores de animais do Piauí terão mais oportunidades para adquirir milho dos estoques públicos para uso na ração de seus plantéis. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai abastecer seus armazéns e as unidades satélites de venda no Estado com um total de 2.830 toneladas do cereal. A previsão é que os primeiros carregamentos comecem a chegar a partir esta quarta-feira (1º).

Os municípios contemplados nesta ação são: Floriano (480 t), Campo Maior (150 t), Oeiras (150 t), Parnaíba (650 t) e Teresina (1.400 t). A venda de milho é feita por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB) da Conab, no qual podem participar pequenos suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores, coturnicultores e aquicultores, desde que sejam detentores ativos da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP-Pronaf) ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

O programa estende-se também aos criadores que, embora não detentores ativos destes documentos, explorem imóvel rural com área equivalente a até dez módulos fiscais ou cuja renda bruta anual oriunda da atividade atenda ao limite vigente no âmbito do Pronaf.

O limite para a compra é de até 27 toneladas de milho em grãos por cliente/mês. O preço de venda é atualizado quinzenalmente, de acordo com as condições do mercado atacadista local. Na quinzena de 16 a 28 de fevereiro, por exemplo, a cotação era de R$ 1,39 o quilo.

Atualmente, a companhia possui cerca de 3,9 mil pequenos criadores cadastrados no ProVB no Estado do Piauí. Para participar do programa, o cliente deverá realizar, previamente, o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no site da Conab. No portal também é possível conferir a relação de todos os documentos necessários para o cadastro, como CPF, RG, comprovante de endereço da propriedade, DAP ou CAF-Pronaf ativos, extrato recente do plantel ou documento similar, entre outros.

Esta ação de abastecimento é realizada continuamente pela Companhia para atendimento ao ProVB em todo o país. No Piauí, a Conab já dispõe atualmente de um estoque de mais de 900 toneladas disponíveis para venda e distribuídas nas unidades armazenadoras e satélites no estado. Em 2022, o programa atendeu mais de 2 mil clientes em 129 municípios piauienses, comercializando um total de 8.576 toneladas de milho.

Fonte: Assessoria Conab

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM