Ter uma fazenda lucrativa só depende de você; existem quatro pontos que separam uma propriedade lucrativa de verdade, de outra propriedade “comum”
Por Murillo Martins* – Existem quatro pontos que separam uma propriedade lucrativa de verdade, de outra propriedade “comum”. Dia após dia, as margens estão encurtando para o pecuarista. Entenda como contornar esse cenário. Num mercado equilibrado, o valor de comercialização tende a buscar a média dos custos de produção.
O que isso quer dizer?
Quem é eficiente para produzir, consegue um custo menor. E com isso termina o ciclo com lucro. Quem não busca eficiência, acaba com custo mais alto, e com isso, empata ou perde dinheiro na atividade.
Esse breve texto tem alguma coisa a ver com o cenário da pecuária atual?
SIM!
Todo mundo ficou feliz quando viu a arroba se desprender da casa dos 150 reais e mirar, em poucos meses, 300 reais. Parecia ser a grande virada para o produtor rural. O momento de colocar investimentos na fazenda e lucrar de verdade.
E em menos de um ano, veio um balde de água fria. Todos os custos dobraram. O trator novo, que você precisa pra reformar áreas de pastagem, triplicou de preço. Por falar em pastagem, a semente quadruplicou de preço. Parece ser até uma conspiração contra o produtor rural para que ele não lucre.
Você percebeu esse aumento de custos na sua propriedade? Vamos entender como e por quê ele acontece.
Eu tenho duas notícias pra você: uma boa e uma melhor ainda.
A Boa: Não existe teoria da conspiração. Isso se chama livre mercado. A atividade pecuária está entrando em equilíbrio. Para isso, uma situação de lucro “super normal” precisa sair de cena. Nessa situação, as margens do negócio estão muito atrativas e trazem investidores para a atividade. Esses novos produtores saturam o mercado e começa a haver uma situação de lucro normal, que é o mercado em equilíbrio. Margens boas, mas que não permitem deslizes.
A Melhor Notícia do Ano: Ter uma fazenda lucrativa nesse cenário só depende de você. Existem quatro pontos que separam uma propriedade lucrativa de verdade, de outra propriedade “comum”. Acompanhe:
1 – Atividades Planejadas
Se você tem aquela sensação de estar o tempo todo “apagando fogo” dentro da propriedade, eu preciso te dizer: SEU PLANEJAMENTO PRECISA MELHORAR.
Fazer atividades com um planejamento prévio dará a garantia de que essas atividades alinhem 2 pontos extremamente importantes para um bom resultado:
- Serão feitas pela pessoa mais adequada; e
- Contarão com os insumos de melhor custo x benefício.
Por si só, esses dois pontos colocam 80% do sucesso da atividade na sua mão.
2 – Orçamento Respeitado
Logo após o planejamento, é necessário montar uma planilha de custos para que você possa antecipar o seu fluxo de caixa. Saber em que momento do ano – ou da safra – você precisará de dinheiro.
Para montar um orçamento da fazenda, você precisará levar em consideração algumas premissas:
- Planejamento: Quanto e quando você precisará do produto/serviço?
- Momento Certo: Quais meses essa compra é melhor?
- Histórico: Quanto você gastou nessa atividade nos últimos anos?
- Mercado: Quais são as previsões desses preços?
Um orçamento, basicamente, é uma trilha por onde você conduzirá a fazenda. Não quer dizer que o lucro é garantido, porém as fazendas mais lucrativas, andam por essa trilha.
3 – Cronograma Atendido
A maioria das atividades possui um melhor momento para serem realizadas. Fugir desse melhor momento pode implicar tanto em custos maiores como em receitas menores – ambos comendo o seu lucro.
Parece óbvio e simples. Porém o fato é que grande parte das atividades das fazendas são entregues com atraso.
4 – Resultado Esperado
Nadar e morrer na praia não é lá das coisas mais interessantes, principalmente quando estamos falando de negócios.
O objetivo do trabalho é alcançar um resultado. Mensurar, acompanhar e certificar de que esse resultado foi alcançado garante que os processos das fazendas sejam melhorados ciclo após ciclo.
Essa melhoria leva, a médio e longo prazo, a uma pecuária cada vez mais consistente.
Pronto!
Ao chegarmos em uma propriedade, o primeiro passo é um diagnóstico da condição atual da fazenda.
Nesse diagnóstico, incluímos a análise desses quatro pontos. E para nossa surpresa, conseguimos identificar um padrão gerador de lucro dentro das propriedades rurais.
Quanto mais a fazenda respeita esses quatro itens, maior é a lucratividade da propriedade. Daí, nasceu nosso lema: Comprar bem Comprado, Usar Bem Usado e Vender Bem Vendido.
Murillo Martins é autor do Pecuária de Resultado. O curso é um sistema diferente de tudo o que você já viu. Já são 25 aulas de 30 minutos, e toda semana há conteúdo novo. Você poderá acompanhar ao vivo e participar com dúvidas específicas da sua propriedade. Para mais detalhes, clique aqui.