A modernização da pecuária através da zootecnia de precisão

Assim como a agricultura de precisão está para a lavoura, ajudando os agricultores, a zootecnia de precisão contribui para o crescimento da pecuária

Por vários autores* – O uso de novas tecnologias nas fazendas tem revolucionado a forma de produzir no meio rural, ao passo que a adoção de tecnologias, somadas às técnicas de produção, proporcionam a modernização da pecuária, criando assim um novo termo – Zootecnia de Precisão, conforme esquematizado na Figura 1.

Figura 1 – Resumo Gráfico da modernização da pecuária através da Zootecnia de Precisão.

resumo grafico da mornizacao da pecuaria zootecnia de precisao
Fonte: Arquivo Pessoal, (2022).

A Figura 1 traz um resumo gráfico do que se tornou a produção animal hoje em dia, bem como a transformação da propriedade em empresa rural, com gerenciamento através de softwares cada vez mais precisos, com controle financeiro e produtivo. Essa nova realidade envolve desde o simples controle de entrada e saída de estoque, até relatórios completos de produção e produtividade de cada área, ganho de peso, consumo de combustível por hora máquina, fornecimento preciso de ração por animal, conversão alimentar por animal, ganho diário, ou controle térmico das baias e galpões.

Como exemplo de melhor eficiência produtiva através do uso da Zootecnia de Precisão, Queiroz et al. (2017) desenvolveram um estudo de variabilidade espacial do ambiente térmico em galpões de frango de corte, e demonstraram, por meio de um mapa, áreas de manejo específicas para controle e ajuste térmico em galpões (Figura 2).

De posse do mapeamento, é possível visualizar a área que demanda mais atenção em relação a estresse térmico das aves em um período do dia, e assim, manejar melhor a ambiência das instalações. Vale ressaltar que essas informações ficam disponíveis ao produtor a um “click” de distância, através de um celular ou computador, e dessa forma é possível otimizar o uso dos equipamentos, reduzindo custos e melhorando o desempenho produtivo animal.

Figura 2 – Zonas de controle térmico em galpões de frango.

zonas de controle termico dos frangos em galpoes
Fonte: Adaptada de Queiroz et al., (2017).

A inserção de novos equipamentos como drones, Global Position System (GPS) e comedouros automáticos, entre outros, tem auxiliado os produtores no controle e monitoramento da produção, como demonstra outro resumo gráfico na Figura 3.

Figura 3 – Resumo gráfico da coleta, armazenamento, processamento e resultados através de mapeamento de áreas e zonas de manejo.

coleta e armazenamento de dados zootecnicos
Fonte: Arquivo Pessoal, (2022).

Os softwares, drones e GPS, têm auxiliado pecuaristas no monitoramento, controle de pragas, plantas daninhas, oferta de forragem e comportamento animal, através de mapeamentos da quantidade e qualidade de forragem, distâncias percorridas pelos animais dentro de determinadas áreas como piquetes e períodos de pastejo. Essas tecnologias têm auxiliado pesquisadores, técnicos e pecuaristas a monitorar até mesmo o comportamento dos animais.

O mapeamento com drones que utilizam câmeras com lentes de alta resolução no imageamento, permite a análise de dados em softwares específicos, permitindo a detecção de áreas com maior presença de plantas daninhas. Como pode ser observado na Figura 4, em estudo realizado no município de Monte Alegre de Goiás – GO, Fazenda Mandaçaia em 2019.

De posse desses dados, os pesquisadores, técnicos e produtores possuem embasamento para redimensionar instalações, ajustar taxa de lotação, adequar a lotação animal por área para que possam expressar melhor seu potencial genético.

Figura 4 – Fotogrametria aérea com drones, imagem (A) identificação de áreas, imagem (B) diagnóstico de comportamento animal através de imagem e observação.

Fotogrametria aérea com drones, imagem (A) identificação de áreas, imagem (B) diagnóstico de comportamento animal através de imagem e observação
Fonte: Arquivo Pessoal, (2019).

Independente do sistema trabalhado, seja em granja, confinamento ou produção extensiva, o passo a passo para essa modernização segue um fluxo esquemático conforme demonstrado na Figura 5.

Portanto, a modernização na forma de produzir é uma tendência futura, que já faz parte do dia a dia, devido ao atual cenário mundial com custos de produção aumentando ano a ano, não há mais espaço para perdas de produtividade dentro de um sistema produtivo. A agricultura já implantou e consolidou um modelo de agricultura de precisão e tem funcionado muito bem.

A pecuária de precisão vem ganhando adeptos, ainda de forma mais pacata, porém significativa quando se compara resultados obtidos, tornando-se exemplos, na criação de um novo modelo de produção que se baseia no esquema gráfico da Figura 5, como etapas de produção. Por meio de planejamento com profissionais capacitados que avaliam o empreendimento, traça metas dentro do potencial tecnológico e financeiro da propriedade.

Figura 5 – Etapas de um sistema de produção de precisão.

Etapas de um sistema de produção de precisão.
Fonte: Arquivo Pessoal, (2022).

A partir daí, inicia-se a coleta, armazenamento e processamento de dados brutos em informações capazes de identificar problemas, antes impossíveis de fazer, de posse dessas informações materializadas através de mapas de isolinhas com zonas específicas de manejo, os técnicos e produtores possuem embasamento para tomada de decisões, na correção de problemas, alocando tempo, esforço e dinheiro de forma coordenada e eficaz para conseguir maiores ganhos, e assim, garantindo a sustentabilidade do sistema.

Autores: Ananias Barreiros dos Santos Junior, Otacílio Silveira Junior, Ítalo Cordeiro Silva Lima, Althieris de Souza Saraiva

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
QUEIROZ, M. L. V.; BARBOSA FILHO, J. A. D.; SALES, F. A. L.; LIMA, L. R.; DUARTE, L. M. Variabilidade espacial do ambiente em galpões de frango de corte com sistema de nebulização. Revista Ciência Agronômica, v. 48, n. 4, p. 586-595, out-dez, 2017.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM