A previsão da empresa aponta para um desempenho abaixo da safra obtida em 2022/23, prevendo também a possibilidade de novas reduções em próximas análises.
No seu terceiro relatório sobre a safra de soja no Brasil para 2023/24, a Datagro Grãos confirma a tendência de crescimento contínuo da área plantada com a oleaginosa, marcando o 17º ano consecutivo de expansão. A projeção aponta um aumento de 1,5%, passando de 44,684 milhões de hectares na temporada anterior para 45,364 milhões de hectares no ciclo atual.
O economista e líder de conteúdo da empresa, Flávio Roberto de França Junior, destaca que esses números são preliminares e estão sujeitos a ajustes nos próximos levantamentos.
Uma vez mais, os incentivos ao cultivo da soja prevalecem sobre as restrições, influenciando a decisão dos produtores brasileiros, embora de maneira bastante distinta do entusiasmo observado nas duas safras anteriores”, acrescenta.
Redução na produção de soja
Devido às condições climáticas irregulares durante o plantio, a perspectiva da produtividade média potencial foi ajustada para baixo:
- De 3.581 kg/ha (59,6 sacas)
- Para 3.451 kg/ha (57,5 sacas)
Assim, neste levantamento, a estimativa é 2% menor que a safra 2022/23, que foi de 3.522 kg/ha (58,7 sacas). Dependendo das condições climáticas, há a possibilidade de novas reduções, alerta-se.
Consequentemente, a produção potencial foi reavaliada:
- De 163,719 milhões de toneladas
- Para 156,573 milhões de toneladas
Dessa forma, o novo número representa uma redução de 4,4% em relação à estimativa de outubro. Se confirmado, esse volume ficaria 0,4% abaixo da safra recorde colhida neste ano, que totalizou 157,227 milhões de toneladas.
VEJA TAMBÉM:
- Com megafazendas, China tenta garantir a autossuficiência; Vídeo
- Chuvas começam a voltar ao Centro-Oeste em baixos volumes
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.