Um volumoso de excelente qualidade para os animais e com baixo custo de produção, mas seu plantio deve ser bem feito para garantir a produtividade!
O plantio da cana-de-açúcar pode representar uma excelente oportunidade para quem tem uma propriedade rural e deseja entrar num mercado plenamente aquecido com boas chances de lucratividade.
Para conseguir resultados positivos, é necessário saber como fazer o plantio assertivamente evitando prejuízos. O investimento será alto e o retorno pode ser ainda mais significativo.
Veja as 5 dicas para iniciar o plantio da cana-de-açúcar. A seguir, você encontra dicas a respeito de correção do solo, tipos de plantio, melhor época para o cultivo entre outras para ter bons resultados com a sua cultura de cana-de-açúcar.
1 – Escolha o sistema de plantio da cana-de-açúcar
O cultivo da cana-de-açúcar pode ser feito o ano todo, porém, considere o sistema que será adotado e as características da região da lavoura para determinar a melhor época. A seguir, você vai conhecer os sistemas em mais detalhes.
Cana de ano (12 meses)
Nesse sistema, a área destinada à cana-de-açúcar está sempre ocupada com a cultura. Logo após a colheita, deve se realizar o plantio da nova leva que será colhida no ano seguinte. O período mais indicado é entre os meses de setembro e novembro, opte por solo com grande fertilidade.
Cana de ano e meio (18 meses)
A principal característica desse sistema é que o solo precisa ter vários meses de descanso após a colheita, ou a área é mantida sem nada ou são usadas culturas de rotação como as de amendoim e soja.
O período mais indicado para o cultivo ocorre entre os meses de janeiro e março, o desenvolvimento começa após os três primeiros meses do plantio. A seca do inverno faz com que o processo de desenvolvimento se torne mais lento. Após sete meses vegetando, a planta amadurece. O corte da cana é feito entre 16 e 18 meses, após o plantio.
Cana de inverno
Trata-se do sistema de cultivo em que a cana é plantada nos meses de inverno, entre os meses de junho e agosto. Os produtores devem ter bastante atenção com esse tipo de plantio, porque a seca do inverno pode afetar os resultados. Uma dica é usar a torta de filtro de sulco que tem entre 70% e 80% de umidade.
2 – Escolha o tipo de plantio
No Brasil, os principais tipos de plantio da cana-de-açúcar utilizados são:
Plantio manual
Basicamente, esse tipo de plantio consiste em jogar as mudas da cana-de-açúcar nos sulcos de plantio já fragmentadas. A média é de 10 a 15 toneladas de colmos (mudas) por hectare.
Plantio mecanizado
O processo de abertura dos sulcos e distribuição dos fragmentos de cana é realizado por um equipamento mecanizado. A colheita também é realizada pela colhedora mecanizada.
Plantio com Mudas Pré-brotadas (MPB)
Essa muda é originada a partir de gemas individualizadas da cana-de-açúcar. Nesse sistema, a produção também passa a ser usada como muda.
3 – Espaçamento
Um dos fatores mais relevantes para o desenvolvimento saudável da cana-de-açúcar, pois o espaço entre as plantas determina o quanto receberão de luz, água e temperatura. O produtor deve observar o tipo de maquinário e plantio empregado em sua lavoura para tomar a decisão pelo espaçamento. Uma possibilidade é usar o espaçamento simples em que a distância entre as linhas de cultivo é de 1,10 a 1,50 metros.
No uso de espaçamento duplo, as linhas apresentam alternância de distância sendo uma maior e outra menor. A opção por esse tipo de espaçamento deve ser acompanhada de corte rente ao solo e mecânico.
4 – Correção do solo para plantio da cana-de-açúcar
Cerca de três meses antes de dar início ao cultivo é necessário realizar uma análise do solo que considere uma profundidade de 40 cm a 50 cm. Esse procedimento permite identificar os componentes do solo e de que nutrientes ele necessita.
O pH ideal do solo para o cultivo da cana é o que fica entre 5,5 e 6,5. Uma forma de reduzir a acidez do solo é utilizar o processo de calagem. A gessagem é outro procedimento relevante que neutraliza o alumínio no solo.
- Pioneiro da bovinocultura lança protocolo que vai transformar sua fazenda de cria
- Cupinzeiro na pastagem, você sabe o que significa?
- Tecnologia que renova e devolve pasto turbinado para a pecuária é lançado pela Embrapa
- Como recuperar o rebanho castigado pela estiagem em apenas 30 dias
- Fábrica de ração para gado de corte: qual é o momento ideal para investir?
5 – Adubação
A escolha do tipo de adubação também deve levar em consideração os dados da análise do solo. Entenda melhor as duas opções:
Torta de filtro
Constituída de cerca de 70% de umidade e 1,2% a 1,8% de fósforo, a torta de filtro, pode ser usada no sulco do plantio da cana-de-açúcar. Consiste num resíduo que resulta da filtração do caldo que é extraído da moenda de filtro rotativo. São utilizadas em média de 20 a 30 toneladas por hectare.
Vinhaça
Consiste num resíduo proveniente da destilação do caldo para chegar ao etanol. É rica em matéria orgânica e potássio. Pode ser usada como fertilizante.
Gostou dessas dicas para plantio da cana-de-açúcar?
Fonte: Rodeo West