Os bezerros recém-nascidos ou aqueles que não adquiriram ou que possuem uma imunidade muito frágil são mais propensos a doenças.
*Artigo publicado originalmente no blog da FUNDAÇÃO ROGE
Todos os profissionais da pecuária leiteira sabem da importância dos cuidados com a criação de bezerros. Neste período de vida do animal, após o seu nascimento, pode haver maior incidência de doenças por causa da baixa imunidade. Por isso, é extremamente necessário que os cuidados com a saúde e com a alimentação sejam realizados corretamente. Assim, o bezerro deixa de ser sensível e passa ser saudável.
Os bezerros recém-nascidos ou aqueles que não adquiriram ou que possuem uma imunidade muito frágil são mais propensos a doenças. Veja as 4 principais doenças recorrentes nessa fase:
1) Diarreia
Doença causada por vários agentes infecciosos (bactérias, vírus, infecção por protozoários). Pode ser resultado da combinação de ambiente inadequado, imunidade baixa dos animais e contato com agentes infecciosos. É um grande prejuízo por ser uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade.
Sintomas: fezes pastosas com desidratação intensa, rabo levantado, cólicas, boca e focinho secos.
Como evitar a diarreia?
Atitudes simples evitam a doença, como: manter um ambiente limpo e higiênico, fornecimento correto do colostro e evitar a superlotação de bezerros.
Conheça no artigo completo no blog da FUNDAÇÃO ROGE as outras 3 principais doenças recorrentes nessa fase: