Governo do RS abate 28 bovinos de leite com tuberculose; O abate sanitário foi feito em animais de Salvador das Missões, que tiveram a carne inutilizada.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul realizou na última sexta, 17, o abate sanitário de 28 animais de Salvador das Missões que testaram positivo para tuberculose bovina. Segundo a entidade, eram todos animais da cadeia produtiva do leite.
A fiscal estadual agropecuária Andreia Cristina Bender acompanhou os exames que confirmaram a doença e também o abate sanitário dos animais, realizado em frigorífico de São Pedro do Butiá. A carne foi inutilizada na graxaria do estabelecimento. A ala de abate foi totalmente sanitizada, para evitar contaminações posteriores.
“Durante a inspeção do abate, foram encontradas lesões muito características da tuberculose na carne e vísceras, mostrando a importância da inspeção sanitária e do médico veterinário como um todo na cadeia da produção, garantindo a sanidade do rebanhos”, detalha Andreia.
- Mais crédito para a reforma agrária: autorizado novo acesso ao Pronaf para assentados
- Empresa gaúcha exporta queijo aos EUA para ampliar eficiência e faturar R$ 1 bi
- Como identificar os sinais de uma crise financeira na atividade rural?
- Semana com previsão de temporais em diversas regiões; veja os detalhes do clima
- Indústria europeia terá benefícios com acordo, e protecionismo da França é desproporcional, diz Fávaro
A tuberculose é uma doença de notificação obrigatória. Qualquer suspeita de que um animal esteja com esta enfermidade deve ser relatada às inspetorias de defesa agropecuária locais. ,
Devido à pandemia, as inspetorias também estão realizando atendimento remoto por e-mail ou WhatsApp. Os e-mails podem ser consultados aqui. O número de WhatsApp de cada inspetoria é o mesmo de seu telefone fixo.
Fonte: Canal Rural