2025 exige decisões estratégicas no agronegócio para manter a rentabilidade

Taxas de juros elevadas, insumos com preços em alta e condições desfavoráveis nas negociações de barter podem comprometer a margem de lucro dos produtores, colocando suas operações em risco.

O ano de 2025 promete ser decisivo para o agronegócio brasileiro. Apesar da expectativa de preços atrativos para commodities e para a arroba do boi, o aumento no custo do crédito rural acende um alerta. Taxas de juros elevadas, insumos com preços em alta e condições desfavoráveis nas negociações de barter podem comprometer a margem de lucro dos produtores, colocando suas operações em risco.

Diante desse cenário, especialistas recomendam planejamento financeiro como a principal ferramenta para enfrentar os desafios. Segundo o advogado Marco Paiva, especialista em Direito Bancário e do Agro, a renegociação de dívidas e a redução das taxas de juros são passos fundamentais para recuperar o controle sobre as finanças.

“É possível virar o jogo com estratégias bem estruturadas. O produtor precisa assumir o comando de suas margens e não depender unicamente das flutuações do mercado”, afirma.

Veja o vídeo completo abaixo:

Para saber mais sobre como proteger seu negócio e garantir resultados lucrativos, confira as dicas em @drmarcopaiva.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM