As produções são recentes e para todos os gostos e estão disponíveis para assistir no Globoplay, Netflix, Amazon Prime Vídeo
Existem bons filmes que se passam no campo disponíveis para assitir online, como o popular “O menino que descobriu o vento” ou o premiado “Minari”. Com belas paisagens, essas produções costumam contar histórias inspiradoras. O enredo pode ser um romance, ação ou crítica social, o fato é que esses títulos fazem o telespectador querer voltar no tempo ao ver na tela a vida rural que foi e é parte da vida de tantos brasileiros
Na lista a seguir, a Globo Rural selecionou 10 filmes para assistir em 2022 que têm a vida no campo como plano de fundo. As produções são recentes e para todos os gostos e estão disponíveis para assistir no Globoplay, Netflix, Amazon Prime Vídeo, entre outros sites de streaming. Confira os nomes, resumos e trailers em português de cada um.
1 – O menino que descobriu o vento (2019)
O filme original da Netflix é baseado em fatos reais e mostra a saga do jovem de Malawi para acabar com a fome na sua vila, provocada pela seca, e as inundações nas plantações, decorrentes do desmatamento. Diante do sofrimento, além da pobreza e de tantas perdas, William tem a ideia de usar o vento para gerar eletricidade. Com resiliência, ele ajuda a mudar a vida de todos na região.
2 – Minari – Em busca da felicidade (2021)
Em busca de viver o sonho americano, um casal coreano se muda, junto com seus dois filhos pequenos, para uma pequena fazenda no Arkansas, Estados Unidos. Em meio a lutas, instabilidades e os grandes desafios da imigração, a chegada de Soonja (Youn Yuh-Jung), uma avó fora dos padrões, transforma ainda mais a rotina da família. Juntos, entendem que é preciso aprender a dar valor ao que realmente é importante em um lar. O longa é ideal para quem gosta de histórias com fortes cargas dramáticas.
O filme foi indicado a 6 categorias do Oscar 2021, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção e levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo trabalho impecável de Youn Yuh-Jung. Disponível na Amazon Prime Video.
3 – O marido perdido (2020)
Na tentativa de reconstruir a vida após a morte do marido, Libby Moran (Leslie Bibb) decide ir embora da cidade onde mora com seus filhos. Ao se mudar para a fazenda de cabras da sua tia, localizada no Texas, ela descobre um novo estilo de vida e vê sua rotina mudar completamente. Em sua busca por um novo rumo, Libby conhece James O’Connor (Josh Duhamel), um fazendeiro que a ajuda a enxergar a vida e o amor sob novas perspectivas. O filme está disponível no Telecine, Apple TV+ e para alugar no YouTube.
Assista ao trailer de O marido perdido
4 – Modo avião (2020)
Estrelado por Larissa Manoela, a comédia romântica conta a história de Ana, uma influenciadora digital famosa que sofre um acidente por dirigir enquanto mexe no celular. Como castigo, é enviada para a casa do seu avô Germano (Erasmo Carlos), que fica no campo e sem acesso à internet. E é quando a vida na fazenda parece não fazer sentido para Ana, que ela se abre para viver um processo de autoconhecimento e reencontro consigo mesma, aprendendo a valorizar seus sonhos e sua família. O longa tem 1h36 de duração e está disponível na Netflix.
5 – A pequena grande fazenda (2018)
O documentário mostra a trajetória vivida por John e Molly Chester que compram uma fazenda de 200 hectares com o objetivo de trocar a badalada vida em Los Angeles pela proximidade com a natureza. Ao longo de oito anos, o casal enfrenta obstáculos sem deixar de lado a convicção da importância de aprender a trabalhar em favor da natureza e não de forma apenas extrativista. Disponível no Globoplay.
Assista ao trailer de A pequena grande fazenda
6 – Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi (2018)
Após o casamento, Henry McAllan (Jason Clarke) e Laura (Carey Mulligan) se mudam para uma fazenda próxima ao Rio Mississipi com a família. Em meio às tentativas de Laura para se adaptar à vida rural, há um confronto com os Jackson, uma família negra responsável por ajudar no trabalho agrícola. O pai idoso de Henry luta para manter os privilégios dos brancos no local, enquanto o seu irmão segue um caminho oposto e torna-se amigo do filho dos caseiros, por terem vivido traumas parecidos na guerra. A trama retrata conflitos raciais, abordando questões de gêneros e classes sociais. Disponível na Apple TV e no YouTube.
7 – Branca como a neve (2019)
A obra francesa é uma adaptação da clássica história da Branca de Neve. Após a morte do seu pai, o hotel onde Claire (Lou de Laâge) trabalha passa a ser administrado por sua madrasta Maud (Isabelle Huppert). Ao perceber que seu atual namorado está interessado em Claire, Maud decide mandar a enteada para um pequeno vilarejo da França. Lá, ela conhece sete amigos que a ajudam a buscar a liberdade. Disponível no Amazon Prime Video.
8 – Um brinde ao Natal (2021)
A produção da Netflix apresenta os desafios enfrentados por Callie (Lauren Swickard) e Joseph (Josh Swickard) que precisam ir para São Francisco e deixar o rancho onde moram para resolver negócios de família. Callie descobre um lado do seu amado que antes não conhecia. Entre escolhas e prioridades, o casal precisa decidir se volta para a vida no campo ou se encara a uma nova vida na cidade.
9 – O touro Ferdinando (2017)
A animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha conta a história de Ferdinando, um touro calmo e tranquilo que gosta da vida pacata na fazenda. Por ser forte e grande, é acidentalmente escolhido por agentes para participar de touradas em Madrid. A partir desse momento, Ferdinando passa a viver grandes aventuras com o objetivo de voltar para casa junto com seus novos amigos. Disponível no Google Play.
10 – A menina dos campos de arroz (2015)
A Qiu (Yang Yingqiu) vive com o irmão e a avó em uma pequena vila nas montanhas do sul da China, cercada por campos de arroz, enquanto seus pais trabalham na cidade grande para garantir o sustento da família. Com a morte da avó, o casal retorna ao lugarejo e todos precisam se adaptar às mudanças, enquanto a menina sonha em ser escritora.
Fonte: Globo Rural