Ventos carregados de umidade provocam fortes chuvas em diversas regiões do país; confira

Primeira semana do outono mantém características de verão; confira a previsão para sua região

Nesta quarta-feira (26), a influência de uma área de baixa pressão sobre o interior do Brasil, aliada à circulação de ventos úmidos, deve manter instabilidades climáticas em diversas regiões. Confira a previsão do tempo detalhada:

Região Sul

Pela manhã, o céu permanece aberto com variação de nuvens, mas, à tarde, são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes no Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões Noroeste, Norte, Serra, Nordeste, Vales, Fronteira Oeste e Missões, com risco de rajadas de vento e descargas atmosféricas.

Em Santa Catarina, a umidade trazida pelos ventos marítimos intensifica as instabilidades, com chuvas mais intensas no Sul, Norte e Oeste Catarinense. No restante do estado, a chuva ocorre de forma irregular, principalmente à tarde.

No Paraná, a manhã começa com muitas nuvens, mas com presença de sol e elevação da temperatura. Há previsão de chuvas fortes em Francisco Beltrão, Guarapuava, Umuarama e Paranavaí, acompanhadas de raios e ventos. Em Curitiba e no litoral, as pancadas se intensificam à tarde, com possibilidade de granizo pontual.

Região Sudeste

Mesmo com o afastamento da frente fria, a circulação de umidade mantida por um sistema de alta pressão no oceano espalha instabilidades em toda a região. Destaca-se o risco de temporais no norte de Minas Gerais e centro-norte do Espírito Santo.

Nas demais áreas, há previsão de chuvas localizadas, que podem ganhar força em alguns períodos. Por outro lado, o centro-leste e leste de São Paulo e o litoral do Rio de Janeiro permanecem com baixo potencial de chuva expressiva.

Região Centro-Oeste

O calor e a umidade combinados à baixa pressão no Paraguai favorecem chuvas intensas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com potencial de temporais, ventos fortes e raios, especialmente no norte de Mato Grosso.

Também há previsão de chuvas fortes em Goiás e no Distrito Federal, principalmente à tarde. No norte de Goiás, o risco de temporais com ventania e raios segue elevado.

Região Nordeste

O tempo firme predomina entre Bahia e Paraíba, com as temperaturas mais altas do país. Durante a tarde, a umidade do ar cai acentuadamente, atingindo níveis preocupantes. No oeste da Bahia, pode ocorrer chuva isolada.

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém chuvas frequentes no litoral do Ceará e Maranhão. A costa leste recebe ventos marítimos, favorecendo nuvens carregadas e chuvas intensas entre João Pessoa e Natal.

Região Norte

As instabilidades continuam se espalhando, provocando chuvas fortes já no fim da manhã. À tarde, os temporais se intensificam em Rondônia, Amazonas e Pará. O Tocantins pode registrar chuvas isoladas, enquanto no Amapá, a influência da ZCIT mantém pancadas significativas.

Em Roraima, o tempo segue mais estável, com chuvas restritas ao sul do estado.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM