O país é destaque em produção de carne bovina, por isso, vamos ajudar o pessoal a entender e conhecer as raças que produzem carne de alta qualidade!
A pecuária brasileira, em especial a de corte, possui um grande e importante papel na economia nacional e internacional. O país é respeitado e ganhou o título de maior produtor e exportador de carne bovina, além de ter atualmente o maior rebanho comercial do mundo. O país também vem se destacando na produção de carne de alta qualidade, por isso selecionamos abaixo, as raças que tem potencial para produzir essa matéria-prima!
Antes de mais nada, as raças estão listadas de forma aleatória e, em momento algum, estamos ranqueando o que é melhor neste quesito. Dito isso, precisa-se entender que existem vários pontos, além da raça, que contribuem para uma carne de alta qualidade.
Conhecer os fatores que influenciam a qualidade da carne bovina é de extrema importância para o setor de produção. Com este entendimento, o produtor pode buscar maior eficiência e condições favoráveis para minimizar os efeitos negativos.
Dessa maneira, a qualidade da carne bovina chega ao mercado atendendo às exigências do consumidor final. Esses fatores podem surgir em diferentes etapas de produção, porém é possível que o produtor possa controlá-los.
Conheça agora 5 fatores, além da raça, que influenciam a qualidade da carne bovina:
- IDADE
- SEXO
- ESTRESSE
- NUTRIÇÃO
- TRANSPORTE
GUZERÁ
Raça guzerá é destaque em produtividade e qualidade da carne
Nos últimos anos, a guzerá foi a raça que mais cresceu em número de associados da ABCZ e foi o animal que mais evoluiu, principalmente na comercialização de touros a campo.
O Guzerá também é famoso por ser uma raça de dupla aptidão. Algumas das linhagens da raça são propícias à produção de leite, enquanto a maioria se encaixa melhor no gado de corte.
Sendo assim, o produtor rural consegue aproveitar tanto da pecuária leiteira quanto da pecuária de corte com essa raça. Grande parte das propriedades que trabalham vendendo o leite para os laticínios e os bezerros para a pecuária de corte.
HEREFORD E BRAFORD
Raças Hereford e Braford são referência em qualidade da carne e ganho de peso
Para o coordenador técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o Braford veio pra possibilitar a melhor adaptação da espécie Hereford (que apresenta alto nível de produtividade) no clima tropical brasileiro. A precocidade do acabamento de carcaça e qualidade da carne é o carro chefe da raça.
SENEPOL
Adaptação, rusticidade e monta natural são destaques da raça senepol
A raça apresenta alta capacidade de adaptação, rusticidade, docilidade na hora de manejar, alta libido (o que favorece a monta natural) e uma carne de altíssima qualidade. Essas são as características mais citadas por criadores que passaram a fazer seleção e optaram pelo taurino.
A demanda pela genética Senepol no mercado interno e externo se mantém aquecida e sustentando as contas positivas em todos os eventos comerciais promovidos pelos selecionadores da raça.
A dedicação dos criadores para a produção de animais eficientes e para a geração de informações zootécnicas que comprovam o potencial do taurino tropical na produção da carne de qualidade é o principal fator que estimula a procura pelo Senepol.
BRAHMAN
Brahman é destaque em cruzamento industrial e qualidade da carne
Um dos principais pontos do brahman é a sua aptidão para o cruzamento industrial. Além de touro possuir uma grande capacidade de cobertura a campo. Quando cruzado com a vaca nelore, gera um desempenho muito interessante.
- Zebuíno com diferencial: capaz de suportar calor, umidade, pastagens mais grosseiras, resistência comprovada a ecto e endoparasitas. Genética Brahman é rusticidade aliada a carne de qualidade, presente em diversos países como opção de cruzamento.
- Ótimo investimento com excelente retorno, não só para produtores com grandes extensões de terra, mas para pequenos e médios pecuaristas que podem se beneficiar com a raça ao usar touros Brahman.
SIMENTAL
Alta produtividade, adaptação e qualidade de carne são atrativos da raça simental
O Simental é uma raça de dupla aptidão, tanto na produção de carne como na produção de leite a raça tem se destacado, apresentando precocidade produtiva e reprodutiva, além da precocidade de crescimento.
No Brasil, é mais utilizada visando cruzamentos, principalmente com animais da espécie zebuína, proporcionando excepcional adaptabilidade, vigor e habilidade materna, essas condições fazem da ½ sangue Simental/Zebu a número 1 dentre as demais, principalmente como receptora de embriões das diversas raças aqui criadas.
LIMOUSIN
Precocidade de terminação e velocidade no ganho de peso são diferenciais da francesa limousin
165 anos. É aproximadamente há esse tempo que a francesa limousin está no Brasil. O primeiro boi da raça no país teria vindo direto da França, como um presente de Dom Pedro para um amigo. E todo esse tempo de vida por aqui foi um dos principais responsáveis pelo resultado impressionante que essa raça vem demonstrando.
BLONEL
Com peso acima da média, bezzeros da raça Blonel são destaque em qualidade de carne
Com berço na exigente tradição gourmet francesa, a raça sintética blonel foi desenvolvida no município de Pedreira, no interior paulista, há exatos 22 anos. A intenção de Eduardo Rocha Leão ao fundar a linhagem era abastecer o mercado de carnes para o dia a dia. Segundo ele, 85% do consumo nacional é voltado para cortes sem excesso de gordura e mais macios, que e justamente a característica dessa raça.
ANGUS
Casamento das raças angus e nelore é o futuro da pecuária brasileira
O crescimento da raça angus vem sendo vertiginoso no Brasil. Em 2014, a raça bateu recorde na venda sêmen, segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). Os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, na região Centro-Oeste, são os maiores produtores de meio sangue do país, representam 43% da produção de mestiços angus em território nacional.
BONSMARA
Raça bonsmara é destaque em qualidade de carne e se firma no mercado gourmet
No final de todo o trabalho árduo do criador, o que realmente importa é entregar uma carne de qualidade. Afinal, é isso que vai trazer satisfação para todas as pontas da cadeia produtiva, do pecuarista até o consumidor. Pensando nisso, muitos açougues premium na cidade de São Paulo e em todo o Brasil se preocupam em comprar carne de raças específicas para entregar ao comprador final uma mercadoria de excelência. E uma das raças mais vendidas nesses lugares é a bonsmara.
NELORE E NELORE MOCHO
Nelore, a raça mãe do Brasil, é a alavanca comercial da pecuária nacional
A chegada do nelore no Brasil iniciou no século 19, quando há registro de boiadas vindas da Índia. Hoje, não dá para imaginar o Brasil Central sem esse animal. Destaque fica sobre a adaptação do nelore ao clima tropical, sobre rusticidade e genética.
O Nelore é a raça, no Brasil, que possui a carcaça mais próxima dos padrões exigidos pelo mercado, por apresentar porte médio, ossatura fina, leve, porosa e menor proporção de cabeça, patas e vísceras, conferido excelente rendimento nos processos industriais.
Precocidade de terminação garante nas carcaças Nelore distribuição homogênea da cobertura de gordura, sendo esta carcaça muito valorizada no mercado. Além disso, a cobertura evita que, durante o resfriamento, ocorra o encurtamento das fibras pelo frio. A padronização das carcaças Nelore otimiza a estrutura industrial e agrega valor aos cortes. A carne Nelore tem como principais características o alto teor de sabor e o baixo teor de gordura de marmoreio.
CHAROLÊS E CANCHIM
Raças charolês e canchim são destaque na produção de carne no país
A habilidade das raças charolês e canchim – uma raça sintética, fruto do cruzamento entre o próprio charolês (5/8) com o nelore (3/8). O cruzamento dessas raças originou um forte e precoce, conhecido por ser um grande produtor de carne no país.
DEVON
Alta conversão alimentar e qualidade da carne devon chamam atenção na Expointer
Rusticidade, docilidade, precocidade sexual e de acabamento de carcaça, fertilidade e grande capacidade de converter um pasto “pobre” em um produto diferenciado e lucrativo são algumas das qualidades da raça devon.
SINDI
Adaptabilidade e alta conversão alimentar da raça sinsi atraem pecuaristas
Quando se fala em pecuária, o manejo correto do gado é indispensável. Porém, para se ter um resultado lucrativo, é essencial que a raça criada consiga se adaptar às adversidades do clima, do terreno e, principalmente, ser dócil. Felizmente, os pecuaristas que lidam com o Sindi não têm problemas com isso.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
CARACU
Raça Caracu alcança resultados positivos há mais de 400 anos no Brasil
Cruzado com taurinos ou zebuínos, o gado apresenta precocidade sexual e de acabamento, alta conversão alimentar e produz carne de alta qualidade. E graças a essas características, essa linhagem centenária continua sendo amplamente criada nos quatro cantos do país.
SANTA GERTRUDIS
Produção de carne de alta qualidade destaca bovinos da raça santa gertrudis
Além de se destacar pelas características de rusticidade, precocidade sexual e de acabamento, crescimento e habilidade maternal, a produção de carne do santa gertrudis é de alta qualidade e atrai criadores e consumidores em todo o país. Atualmente, mais de 50 países possuem a raça. África do Sul e Austrália são seus maiores produtores.