A vaca Fanny FIV Kingboy 131 FGS Sapucaia, produziu no total 306,960 kg/leite, com média de 102,320 kg/leite se a tornando nova recordista nacional de produção de leite. Com essa produção, ela quebra um recorde que foi estabelecido em 2015, na Exposição de Araxá/MG, que era a média de 99,340 kg/leite
O 33º Torneio Leiteiro da Megaleite 2024 terminou nesta quarta-feira, 12 de junho, com o registro de dois recordes nacionais. Considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) chegou à sua 19º edição, o evento que começou no dia 11 de junho, segue com os portões abertos até o dia 15, no Parque da Gameleira em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A feira já começou com a vaca Girolando se tornando nova recordista nacional de produção de leite com 102,320 kg/leite.
O 33º Torneio Leiteiro da Megaleite 2024 começou no domingo e foi encerrado nesta quarta-feira. Concorreram 17 animais. Após a conclusão do evento, ontem foi apresentado o resultado e, como esperado, as vacas Girolando bateram recorde no Torneio Leiteiro da Megaleite.
A vaca Fanny FIV Kingboy 131 FGS Sapucaia, é a nova recordista nacional de produção total entre os animais 5/8, na categoria Vaca Adulta. Ela produziu no total 306,960 kg/leite, com média de 102,320 kg/leite. Com essa produção, ela quebra um recorde que foi estabelecido em 2015, na Exposição de Araxá/MG, que era a média de 99,340 kg/leite. Fanny, de propriedade do expositor Fernando Gonçalves dos Santos, sagrou-se Grande Campeã de Produção Absoluta do Torneio Leiteiro de Girolando.
Outro recorde foi registrado na categoria Vaca Jovem, entre os animais CCG 1/2. A campeã da categoria Tradição FIV Elixir Santa Luzia produziu 268,670 kg/leite, com média de 89,557 kg/leite. De propriedade do expositor José Freire Neto, ela bateu o recorde que vinha sendo mantido desde a Megaleite de 2019, que era a média de 89,153 kg/leite.
Genuinamente brasileira, a raça surgiu por volta da década de 1940, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, quando um touro da raça Gir teria invadido uma pastagem vizinha e cobrido algumas vacas da raça Holandesa. Ao nascerem os produtos desse cruzamento, os criadores observaram que eram animais com características diferentes e que, com o tempo, foram demonstrando maior rusticidade, precocidade e grande produção de leite.
O sucesso obtido com o cruzamento levou criadores de outras regiões do Brasil a investir nesse tipo de animal e a desenvolver técnicas para selecionar os melhores exemplares com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho zootécnico do cruzamento, que na época já era considerado muito satisfatório.
Da raça Gir, o Girolando herdou, principalmente, a capacidade de adaptação e a rusticidade. Já do Holandês, com todos os seus anos de seleção no mundo, veio a grande produção de leite. No dia 1° de fevereiro de 1996, o Girolando foi reconhecido oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura e tem como única delegada para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético em todo o país a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Nova recordista nacional de produção de leite:
À medida que a Mega Leite 2024 segue seu curso, o evento torna-se um marco notável para o setor de pecuária leiteira da América Latina. Ocorrendo em Belo Horizonte de 11 a 15 de junho, o evento reúne uma vasta gama de atividades, desde julgamentos de gado até torneios leiteiros e leilões.
Os visitantes podem esperar um evento dinâmico com a participação de mais de 1500 animais inscritos, incluindo as principais raças leiteiras do Brasil como Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, e Jersey. Essa diversidade não só demonstra a riqueza genética disponível no país, mas também serve como uma plataforma para avanços no melhoramento genético e na produção leiteira.


Os julgamentos de gado, que são um dos destaques do evento, começarão na quarta-feira após a abertura oficial. Estes julgamentos são cruciais para os criadores, pois proporcionam uma oportunidade de avaliar e comparar o desempenho de diferentes raças sob critérios rigorosos de qualidade e produtividade.
Além disso, a Mega Leite 2024 servirá como uma vitrine importante para os negócios, com a expectativa de movimentar mais de R$200 milhões. Isso sublinha a importância econômica do evento para o setor agropecuário, especialmente para pequenos e médios produtores que buscam expandir suas operações e explorar novos mercados.
Os participantes também poderão desfrutar de seminários e workshops destinados a discutir as últimas inovações e desafios do setor. Esses encontros são fundamentais para a troca de conhecimentos e experiências, oferecendo insights valiosos sobre as práticas sustentáveis e eficientes na pecuária leiteira.
Portanto, os próximos dias da Mega Leite 2024 prometem ser não apenas um evento de exposição de gado, mas um encontro informativo e comercial significativo que destaca a pujança e a inovação do setor leiteiro na região.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Bezerro atinge maior valor da série, mas reposição exige cautela no campo de MT
Preço do bezerro em MT atinge recorde histórico e eleva custo da reposição, exigindo maior cautela dos pecuaristas.
Continue Reading Bezerro atinge maior valor da série, mas reposição exige cautela no campo de MT
Anec reduz projeção de exportação brasileira de soja em abril
Exportação brasileira de soja em abril é revisada para baixo, mas segue próxima de recorde com safra elevada.
Continue Reading Anec reduz projeção de exportação brasileira de soja em abril
FPA articula renegociação de dívidas e alerta para dificuldade de acesso ao crédito rural
Endividamento do produtor rural pressiona setor e leva FPA a buscar recursos para renegociação e ampliação do acesso ao crédito.
Conseleite sinaliza recuperação e valor projetado para o leite é de R$ 2,5333 em abril
Valor projetado do leite em abril indica recuperação no RS, com alta superior a 10% frente ao mês de março.
Feira do Terneiro evidencia elevado padrão da pecuária em São Joaquim
Feira do Terneiro em São Joaquim destaca alto padrão genético, preços elevados e forte valorização da pecuária regional.
Continue Reading Feira do Terneiro evidencia elevado padrão da pecuária em São Joaquim
Preço de terneiros em SC revela alta na média estadual e variações regionais
Preço de terneiros em SC sobe na média estadual, com diferenças regionais e valorização maior para machos nos leilões.
Continue Reading Preço de terneiros em SC revela alta na média estadual e variações regionais





