Acordo de cessar-fogo entre Israel e Líbano busca reduzir conflitos e abrir caminho para negociações de paz no Oriente Médio.
O cessar-fogo entre Israel e Líbano foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prevendo uma trégua de 10 dias para interromper os confrontos na região e abrir espaço para negociações diplomáticas.
Ainda não houve pronunciamento oficial de autoridades de Israel sobre o assunto. Uma fonte disse à CNN Internacional que o gabinete de segurança do país está em reunião por telefone para discutir a pausa nos combates.
Uma das principais autoridades do Hezbollah afirmou à CNN que o grupo respeitará o cessar-fogo se as forças israelenses não realizarem novos ataques. Ainda assim, deixou claro que o grupo libanês se opõe às conversas com o governo de Benjamin Netanyahu.
O primeiro-ministro do Líbano, Nawaf Salam, celebrou o anúncio da pausa nos combates e agradeceu aos países que mediaram as negociações.
Segundo publicação de Trump na Truth Social, o comunicado foi feito após conversas que ele teve com Joseph Aoun, presidente do Líbano, e Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.
“Instruí o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Rubio, juntamente com o chefe do Estado-Maior Conjunto, Dan Razin’ Caine, a trabalharem com Israel e o Líbano para alcançar uma PAZ duradoura”, destacou o presidente dos EUA na publicação.
Na terça-feira (14), autoridades de Israel e Líbano se reuniram em Washington para iniciar conversas sobre a possibilidade de um cessar-fogo. O encontro, porém, não havia resultado em um acordo — apenas que novas negociações diretas aconteceriam.
Nesta quinta, inclusive, uma fonte libanesa afirmou à CNN Internacional que o presidente do país se recusou a conversar com Benjamin Netanyahu, explicando que não estavam “prontos para dar esse passo”.
Trump convidará líderes de Israel e Líbano para a Casa Branca
Em uma outra publicação na Truth Social, feita minutos após anunciar o cessar-fogo, Trump afirmou que convidará Netanyahu e Aoun para a Casa Branca “para as primeiras conversas significativas entre Israel e Líbano desde 1983”.
“Ambos os lados querem ver a PAZ, e acredito que isso acontecerá, e em breve!”, adicionou.
Participação do Hezbollah no cessar-fogo
Não houve uma declaração oficial do Hezbollah sobre o anúncio de cessar-fogo até a última atualização desta reportagem, mas um parlamentar do grupo conversou com a agência de notícias Reuters sobre o assunto.
Segundo Hassan Fadlallah, o grupo foi informado pelo embaixador do Irã no Líbano de que um cessar-fogo de uma semana poderia começar na noite desta quinta-feira.
Questionado se o Hezbollah se comprometeria com a trégua, Fadlallah pontuou que tudo estava condicionado ao compromisso de Israel de parar com todas as formas de hostilidades.
*com informações da Reuters
Fonte: CNN Brasil
VEJA TAMBÉM:
- Mapa promove treinamento do Plano ABC+ para fortalecer o Grupo Gestor Estadual no Tocantins
- Custos de produção de suínos recuam pelo terceiro mês, frango permanece estável em março
- Atividade econômica brasileira cresce 0,6% em fevereiro
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.