
Moradores relatam o descaso e falta de manutenção na ponte que liga os estados do Tocantins e Maranhão, que desabou neste domingo, 22; As péssimas qualidades do local vinham chamando a atenção e eram denunciadas nas redes sociais e até em trabalhos de escola
No início da tarde deste domingo, 22, a ponte sobre o Rio Tocantins, Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Tocantins e Maranhão, na BR- 226, desabou e vitimou mais de 10 pessoas, sendo um sobrevivente e 13 pessoas desaparecidas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos quatro caminhões, dois deles com material altamente químico, duas motocicletas, um carro de passeio, duas motos e uma caminhonete, caíram no rio no momento do acidente.
Ainda nas primeiras horas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT divulgou as rotas alternativas para motoristas que passariam no local. Inaugurada em meados de 1960, com mais de 500 metros de comprimento, sendo 140 metros de vão central, a ponte, localizada na parte mais estreita do rio, liga a região norte e sul do país e é fundamental para o escoamento da produção nestas regiões.
Devido ao grande fluxo de veículos, as péssimas qualidades do local vinham chamando a atenção e eram denunciadas por moradores nas redes sociais e até em trabalhos de escola, como o caso de Alexssandro Teles que ainda em 2020 realizou o seu Trabalho de Conclusão de Curso, com base nas más qualidades da Ponte de Estreito, sua cidade natal.
Por meio de fotografias, o estudante mostrou a falta de sinalização no local, capa asfáltica deteriorada, ferros expostos por meio de grandes cavidades, soleira de passeio quebrada, pontos de junção de tabuleiros com grandes desníveis, causando vibrações em quem passava, dentre outros problemas.

Nos últimos dias, as cobranças de moradores para a realização de um laudo técnico da ponte se tornaram frequentes. O professor, Edilson Brustolon, chegou a alertar as autoridades um dia antes da tragédia. “Se esse local por ventura vier a cair, as autoridades não poderão dizer que nós não alertamos e até cobramos um posicionamento. Essa ponte nos preocupa e a falta de reparos também”, disse Edilson por meio do vídeo divulgado.
Já o vereador da cidade de Aguiarnópolis gravava um vídeo no momento do acidente, mostrando a situação no local. “Sofremos com isso há anos, aqui podemos ver as tantas rachaduras e os grandes buracos no asfalto. Precisamos de uma ação imediata antes que aconteça uma tragédia”, pontuou Elias Júnior, antes de sair correndo após o início do acidente.
O ministro de Infraestrutura de Transporte e os governadores do Tocantins e Maranhão determinaram uma força-tarefa e mobilização imediata de equipes para prestar apoio e suporte a todas as vítimas que resultaram do desabamento. As autoridades anunciaram uma visita técnica no início da manhã desta segunda-feira, 23.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Boi gordo: Frigorífico quer “pagar menos” pela arroba e pecuarista reage; veja
Com escalas de abate confortáveis e consumo doméstico em desaceleração, indústrias tentam impor queda de preços; mas mercado do boi gordo reage com firmeza apenas em algumas regiões
Continue Reading Boi gordo: Frigorífico quer “pagar menos” pela arroba e pecuarista reage; veja
Fenagra é palco de oportunidades, negócios, atualização e tendências do setor da agroindústria Feed & Food
Evento contará com 230 empresas expositoras e 11 congressos técnicos para a troca de informação, conhecimento, inovação, tecnologia e investimento.
Mato Grosso exporta 145 mil toneladas de carne bovina no primeiro trimestre do ano
No cenário nacional, as exportações de carne bovina totalizaram 746,1 mil toneladas, um aumento de 11% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.
Continue Reading Mato Grosso exporta 145 mil toneladas de carne bovina no primeiro trimestre do ano
Colheita finalizada: Frísia orienta produtores sobre os próximos passos no campo
Pós-colheita exige atenção com o solo, finanças e práticas sustentáveis para garantir o sucesso da próxima safra.
Continue Reading Colheita finalizada: Frísia orienta produtores sobre os próximos passos no campo
Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil, mas vê alta anual em abril
No acumulado do primeiro trimestre, a exportação de soja do Brasil aumentou cerca de 1 milhão de toneladas ante o mesmo período do ano passado.
Continue Reading Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil, mas vê alta anual em abril
Setor Produtivo defende Código Florestal e impactos críticos da Moratória da Soja em audiência no Senado
O debate trouxe à tona o clamor de produtores rurais e representantes do setor agropecuário diante de medidas que violam a soberania nacional.