
Trabalho de equipamento facilita demais para produtor que quer fazer sua silagem de milho.
Quando o material a ser ensilado é colhido antes do momento ideal pode apresentar dois problemas, o primeiro é que o teor de umidade é muito alto e nessa situação haverá produção de muito chorume que é rico em carboidratos solúveis e representa uma perda considerável de nutrientes.
O segundo problema a lavoura poderá apresentar um baixo percentual de grãos e consequentemente baixo teor energético. Quando colhido após o ponto ideal, o material a ser ensilado apresentará dificuldade de ser picado pelas máquinas e seu rendimento será menor e a compactação de um material seco é bem mais difícil o que favorece uma maior presença de oxigênio na massa ensilada. Portanto quanto maior o volume de oxigênio, maior será a respiração celular, a produção de calor, o tempo para se iniciar a fermentação e a perda de nutrientes.

O ideal é ensilar o milho quando o teor de matéria seca estiver entre 30% e 38%. Uma maneira prática de verificar o teor de matéria seca aproximada, é com o auxílio de uma pequena balança eletrônica de até 500g(que pode ser adquirida a preços irrisórios pela internet), um prato e um forno de micro-ondas.
Consiste em cortar três pés inteiros de milho, representativos da lavoura, picar misturando bem os pedaços da cana, espiga, palha e pendão. Recolher da mistura uma amostra e colocar em um prato 100 g de material. Levar a um forno de micro-ondas, secar aos poucos, sem queimar, até que cesse a evaporação e pare de baixar o peso. As gramas resultantes do peso representam a matéria seca aproximada.

A forragem deve ser picada no tamanho entre 1 e 2 cm, isso facilita a acomodação do material dentro do silo ou saco favorecendo uma melhor compactação e expulsão do ar; deixa os carboidratos solúveis mais expostos para que a fermentação seja mais rápida e completa e evita a seleção pelo animal no cocho.
Por que utilizar a silagem?
- Volumoso de alto valor nutritivo e de produção econômica viável.
- Alimentação para qualquer época independente do clima.
- Serve tanto em regime de confinamento como em suplementação.
- Operações simples com baixos custos de mão-de-obra.
- Conservação por longo período.
- Assegura ganho de peso rápido e poupa as pastagens.
Porque a silagem de milho?
- Possui alto valor energético. (NDT ~ 68% e PB ~ 7% da MS);
- Rica em fibras longas, vitais para os ruminantes;
- Superior disponibilidade de carboidratos solúveis usados como ‘combustíveis’ pelas bactérias, responsáveis pela fermentação.
O que garante a qualidade da silagem?
- A qualidade do milho colhido integral, com o pé inteiro.
- O corte no ponto certo, com matéria seca (MS) entre 30 e 38%.
- A retirada completa do ar por prensagem, por bomba ou ambas.
- O uso de embalagens adequadas e armazenagens corretas.
Use a Automotrix CLAAS Jaguar 850

A capacidade do tanque de combustível da Jaguar 850 é 1.200 litros, e antes de ser entregue, a máquina foi abastecida no Posto COOPA Centro!
A CLAAS Jaguar 850 colhe em média 2 hectares por hora, considerando as condições ideais da área, a distância entre a lavoura e o silo, e a qualificação da mão de obra para operação da máquina.