Touros do PNAT 2025 começam a chegar à Fazenda Escola da Fazu

O TDEA, que corresponde à segunda etapa do PNAT 2025, reúne reprodutores que passaram por uma rigorosa pré-seleção.

Nesta semana, a Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG) começou a receber os touros participantes da edição deste ano do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). Com a chegada dos primeiros exemplares, o PNAT 2025 avança para sua segunda fase: o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA). 

Os primeiros a chegar foram da raça Nelore e Nelore Mocho, vindos de diferentes regiões do país, como Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia. A recepção dos exemplares segue até o dia 17 de abril, quando todos os touros zebuínos devem estar na Fazu.

Novas cultivares de soja combinam alta produtividade e resistência a doenças

Nos dias 22 e 23 de abril, eles passam pelas primeiras avaliações, como pesagem, exame de ultrassonografia de carcaça e avaliação de EPMURAS. No dia 24 começa o período de adaptação ao TDEA, compreendido por 21 dias, seguido pelo teste propriamente dito, com 56 dias de duração, entre os dias 15 de maio e 10 de julho, totalizando 77 dias.

Encerrado o TDEA, os animais voltam a ser avaliados com nova ultrassonografia de carcaça e novo EPMURAS, além de passarem por exame andrológico. O resultado final do teste será divulgado no final de julho. Os touros melhores classificados dentro do índice PNAT participarão da terceira fase que ocorre na ExpoGenética 2025.

Fonte: ExpoZebu

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM