Índice é de 2012 e usou dados da FAOSTAT para definir os maiores países produtores agropecuários do mundo, confira a lista completa
Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores países produtores agropecuários do mundo, de acordo com uso de dados de Statistic Division of Food and Agriculture Organization of United National, FAOSTAT, para 2012.
Inicialmente foram observadas as commodities que tinham maior produção em 2012, leite, arroz, carne bovina, carne de porco, carne de frango. Para cada destas 5 commodities foi criada a lista dos países de maior produção. Então, as listas foram comparadas para criar esta seleção.
10° Turquia
A Turquia ocupa o nono lugar por produção de leite, como também pela produção de carne de frango. E também está entre os 20 países em produção de carne bovina. O país também tem uma das taxas de crescimento mais altas de exportação do mundo, pois sua exportação agrícola triplicou durante a última década.
- Turquia importaria 1.000.000 de bovinos em 2019
- Missão à Turquia deve ampliar exportações do agro
- 27,5 mil bois são embarcados para Turquia em Santos
- Pecuária: Confira embarque de 12 mil bois para Turquia
9° Alemanha
Alemanha é o terceiro maior produtor de carne de porco e também possui classificação alta na produção de leite, e carne bovina. É também o terceiro maior exportador agrícola do mundo, com total de exportação no valor de US$ 70.6 bilhões em 2014, que é aumento de 44.8% de 2009.
- Europa é palco de seleção do Cavalo Crioulo
- Blairo Maggi participa do Fórum Global de Agricultura na Alemanha
- Como amostrar e analisar as forragens
8° Japão
Em 2012, o Japão produzia 10.654.000 toneladas de arroz e classificava como décimo país no mundo pela produção de arroz. E está também entre os 20 países em produção de leite, carne de porco e frango.
- Lobo-robô é usado para proteger plantações no Japão
- Wagyu busca fatia do mercado da América do Sul
- Kobe Premium: Fazenda leiloará fêmeas da raça Wagyu
- Wagyu: raça que produz a carne mais cara e saborosa do mundo
De modo esperado, os japoneses consomem principalmente arroz e peixe, e comem menos carne em comparação com cidadãos dos Estados Unidos e da União Européia. A agricultura japonesa, a pesca e exportação de alimentos atingiram recorde no último ano pelo aumento de 11.1% e foi avaliado em 611.7 bilhões de iene.
7° México
México classifica alto na produção de carne bovina e carne de frango. Está também entre os 20 primeiros países pela produção de leite e carne de porco.
Apesar destes números, apenas uma pequena parcela da produção agrícola representa o PIB do país. A exportação agrícola do país em 2012 foi estimada em mais de 10 bilhões de dólares, com crescimento de produção agrícola anual de 1.67%.
6° França
A França está entre os 10 países em produção de leite e carne bovina, e entre os 20 por produção de frango e carne de porco. E tem a maior produção agrícola na União Européia, 18.1% do total da produção da União Européia surge da França e é o quinto maior exportador agrícola do mundo com exportação estimada em 53.4 bilhões de euros em 2014.
5° Rússia
Rússia, um dos países líderes mundiais por acres de terra usada para produção agrícola. E classifica entre os maiores produtores de leite, carne bovina e carne de porco do mundo.
Depois que o Ocidente impôs sanção econômica para Rússia por causa de seu envolvimento em crises da Ucrânia, o presidente Vladimir Putin respondeu banindo a importação de alimento da União Européia, Estados Unidos e outros países que o culparam pela crise na Ucrânia.
4° Índia
A Índia está classificada em segundo lugar pela produção de leite e arroz no mundo. E também possui alta classificação como produtora de frango e carne bovina. Com a taxa de crescimento de exportação de 21.3, a Índia lidera a lista dos países com maior crescimento de exportação durante a última década.
- Brasil, maior produtor de cana de açúcar do mundo seguido pela Índia
- Índia abre mercado à carne suína brasileira
- Brasil vai exportar embriões bovinos “in vitro” para a Índia
- Caminho inverso, indianos vem ao Brasil buscar genética zebu
Apesar do fato que a Índia possa se vangloriar sobre seu desenvolvimento agrícola, também sobre seu crescimento de PIB de 6.9% em 2013-2014, 30% das crianças na Índia está abaixo do peso.
3° Brasil
O Brasil está entre os 5 primeiros países por produção de leite, carne de porco, frango e carne bovina e ocupa o nono lugar na produção de arroz. O país tem a nona maior economia do mundo, principalmente pela sua produção agrícola que é responsável por grande parte do PIB do país. O Brasil também está entre os maiores exportadores agrícolas.
- Agronegócio preserva 25% do território brasileiro, diz Embrapa
- Brasil é a maior potência agroambiental do planeta
- Agronegócio brasileiro: O campo está em campo
2° Estados Unidos
Os Estados Unidos classificam como o maior produtor de leite, frango e carne bovina e como segundo produtor de carne de porco. No entanto, o país ocupa o décimo segundo lugar como produtor de arroz, que é a razão de não ter alcançado a posição líder nesta seleção.
- Brasil pode importar quantidade histórica de soja dos EUA
- Exportação de suco de laranja para os EUA atinge recorde
- Brasil tomará liderança dos EUA na exportação de milho em 5 anos
De modo esperado, este país é o maior exportador agrícola, esta estimada em 110 bilhões de dólares em 2014, alcançando a segunda posição nesta seleção.
1° China
O país classifica como o primeiro por produção de arroz e carne de porco, e está entre os 3 maiores produtores de leite, frango e carne bovina. Além disso, a China é o quarto maior exportador com exportação alcançando 58.5 bilhões de dólares em 2014.
- De janeiro a agosto 80% da exportação de soja vai para China
- China anuncia tarifas sobre frango brasileiro
Comparada a 2009, a exportação em 2014 representa expressivo crescimento de 79.4%. Graças ao seu crescimento econômico, a China conseguiu reduzir para metade o número de pessoas desnutridas desde a década de 1980.
No entanto, 150 milhões de chineses ainda sofrem de fome, principalmente em áreas rurais. Além disso, 32 bilhões de dólares de alimentos são desperdiçados anualmente, que é o motivo da China ter desenvolvido programas para reciclagem de restos de comida.