![Terceira reestimativa da safra de laranja 2024/25 do cinturão citrícola de SP eMG prevê produção de 228,52 milhões de caixas](https://www.comprerural.com/wp-content/uploads/2022/02/shutterstock_788249257-min.jpg)
Redução da taxa de queda e crescimento do tamanho dos frutos da quarta florada explicam aumento em relação à reestimativa anterior
A terceira reestimativa da safra de laranja 2024/25 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, divulgada pelo Fundecitrus nesta segunda-feira (10), aponta que a produção da temporada deve ser de 228,52 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg, 2,4% maior do que a quantidade estimada anteriormente, 223,14 milhões de caixas, divulgada em dezembro. No entanto, o volume ainda é 1,7% menor do que a projeção inicial, de 232,38 milhões, prevista em maio.
As chuvas dos últimos dois meses foram bem distribuídas em todas as regiões, superando as previsões e a média histórica em dezembro, o que contribuiu diretamente para o aumento do tamanho dos frutos da quarta florada, principalmente das variedades Pera e Natal.
Considerando todas as variedades, são necessários 258 frutos para compor uma caixa de 40,8 kg, indicando três frutos a menos em comparação à reestimativa feita em dezembro. Assim, o peso médio das laranjas de primeira, segunda e terceira floradas permanece projetado em 161 gramas, enquanto os frutos da quarta florada registraram um aumento de 20 gramas em relação à reestimativa de dezembro, atingindo 146 gramas. Como a maior parte da produção que ainda será colhida é proveniente da quarta florada, cuja emissão ocorreu tardiamente, os frutos deverão ser colhidos com 158 gramas na média geral, duas gramas a mais do que o previsto anteriormente.
Outro fator que influenciou o aumento da safra em relação à reestimativa anterior foi a redução da taxa de queda das variedades Valência, Folha Murcha e Natal, que passou de 19% na reestimativa de dezembro para 18% nesta. A diminuição da taxa de queda está relacionada à colheita antecipada dos frutos das duas primeiras floradas e à menor quantidade de frutos nas árvores em relação às safras passadas neste período da temporada.
![](https://controle.comprerural.com/wp-content/uploads/2025/02/image-9-13.jpg)
Estima-se que, até meados de janeiro, cerca de 89% da produção tinha sido colhida. As laranjas das variedades precoces já foram colhidas praticamente em sua totalidade, enquanto ainda restam 15% da produção da variedade Pera Rio, 16% das variedades Valência e Folha Murcha e 10% da variedade Natal para serem colhidas até o final da safra.
A Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) é realizada pelo Fundecitrus em parceria com o Departamento de Ciências Exatas, FCAV/Unesp Campus Jaboticabal.
VEJA MAIS:
- Conheça a ‘Capital do Peixe’, cidade produz mais de 2 mil kg de peixe por habitante
- Carne mais cara do mundo, Dry Aged de Wagyu, custa US$ 3.200
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.