
Frente úmida vinda do oceano mantém o clima instável em grande parte do país nesta quarta-feira (9)
Uma corrente de ar úmido que avança do oceano para o continente será responsável por manter o tempo instável no Sul do Brasil ao longo desta quarta-feira. O litoral do Rio Grande do Sul, especialmente a faixa centro-sul, deve enfrentar chuvas intensas e risco de temporais, com destaque para as regiões entre Chuí e Torres, onde os ventos podem atingir até 70 km/h. A agitação marítima também chama atenção: há previsão de ressaca entre Chuí (RS) e Laguna (SC), com ondas entre 2,5 e 3 metros.
No Sudeste, a formação de uma área de baixa pressão próximo à costa paulista estimula o desenvolvimento de nuvens carregadas, especialmente no litoral e no interior de São Paulo. Já nas regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro, o dia começa abafado, com chance de chuva fraca pela manhã. A partir da tarde, os temporais se tornam mais prováveis, com possibilidade de raios e rajadas fortes de vento. Minas Gerais e Rio de Janeiro também devem registrar pancadas isoladas, sobretudo no centro-sul mineiro e na Serra Fluminense. Em contrapartida, o norte mineiro e o Espírito Santo devem ter um dia mais seco, com predomínio de sol.
Na Região Centro-Oeste, áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso continuam sob influência de instabilidades. As chuvas mais intensas devem se concentrar entre o norte e noroeste sul-mato-grossense, além do centro mato-grossense. No restante de Mato Grosso e no sul de Goiás, são esperadas pancadas mais expressivas, enquanto no Distrito Federal e norte goiano, o tempo segue quente e seco, com chuvas rápidas e isoladas.
O Nordeste terá um panorama dividido. Entre Maranhão, Piauí e Ceará, a previsão é de chuva frequente e, em algumas áreas, com intensidade forte, especialmente em capitais como Fortaleza e São Luís. Já entre Natal e Salvador, o cenário será de sol com possibilidade de chuvas passageiras. No sertão, o tempo seco predomina e os índices de umidade relativa do ar devem ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.
Por fim, no Norte do país, as chuvas continuam atuando com força, principalmente no noroeste do Amazonas, em Roraima e no leste do Amapá, onde há risco de temporais. As demais áreas também devem registrar pancadas ao longo do dia, embora com menor intensidade. No sul do Tocantins, o cenário muda: o sol brilha forte e a chuva, se ocorrer, será pontual e de baixo volume.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Mais de 35 mil fazendeiros correm risco de perda do imóvel para a União
- Rancho Abate é o maior exportador de jumentos Pêga do Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.