Caiado, o terror do Agro: queda da soja e do milho causam prejuízos. Taxa leva o lucro. Produtores rurais sentem a chibata no lombo. Confira as informações abaixo!
Por Cristiano Silva*
Caiado é o pior governador da história de Goiás. Principalmente para os produtores rurais. Faminto, o governo abocanhou uma fatia do lucro do Agro em um momento em que há forte redução dos preços da soja e do milho. “O governo não planta, não tem que comprar equipamentos, não sabe o preço da semente. O governo não corre risco, quer só criar impostos e levar embora um pedaço do lucro. Esse Caiado nos traiu”, lamentou um produtor rural.
Com a nova taxa de Caiado o governo já arrecadou mais de R$ 215 milhões e ainda quer o reembolso do período em que a cobrança ficou suspensa, devido a uma liminar do STF. Caiado não abre mão de um centavo. Quer tudo. A meta a ser alcançada: tirar R$ 1,2 bi dos produtores por ano.
Prejuízo
Devido a grande oferta de soja disponível no Brasil, que bateu recorde de produção, o mercado está muito competitivo e deve continuar assim até setembro. Além do mais o clima nos EUA está favorável para o plantio. Para se ter ideia, nesta quinta-feira (11), os preços da soja negociados na Bolsa de Chicago operam novamente no vermelho. O dia de ontem começou com as cotações em queda entre 2 e 4,75 pontos nos contratos mais negociados.
As previsões para o futuro não são boas. Com a safra recorde, a demanda é maior do que a procura, resultado: redução de preços dos grãos. “As consequências poderão atingir também a cotação da proteína animal” afirmou Carlos Alfredo Guedes, gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Uma coisa que está acontecendo, em virtude da safra recorde, é que os preços dos produtos estão diminuindo (soja e milho). Não só pela safra recorde no Brasil, existe expectativa muito boa para a safra nos Estados Unidos também. É possível que haja redução de custos nessas cadeias (de produção animal), e é possível que haja redução de preço ao consumidor desses produtos”, afirmou Guedes.
Enquanto isso, Caiado continua chicoteando no lombo dos produtores rurais, que já sonham com um próximo governador disposto a acabar com a Taxa e salvar o setor produtivo.
*As ideias e opiniões expressas em cada matéria publicada são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor. Cada jornalista é responsável juridicamente por suas matérias assinadas.
Fonte: Goiás24horas
TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula de 2025
As contas foram examinadas em sessão extraordinária na sede do TCU, em Brasília, que contou com a presença de três ministros de governo.
Continue Reading TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula de 2025
Governo amplia proteção ambiental e prepara recuperação de florestas
Para o presidente Lula, o evento no Palácio do Planalto mostra que “o Brasil passa a ser um país com mais credibilidade no mundo para cuidar da questão ambiental.”
Continue Reading Governo amplia proteção ambiental e prepara recuperação de florestas
Arena dos Campeões aproxima público das técnicas de seleção animal durante a Fenagen
Programação contará com palestras e demonstrações práticas de julgamento voltadas a estudantes, produtores, criadores e profissionais da pecuária.
Colheita de café se aproxima de 15% na área de atuação da Expocacer
Cooperativa da Região do Cerrado Mineiro espera uma produção de 2,9 milhões de sacas na safra de café 2026/27.
Continue Reading Colheita de café se aproxima de 15% na área de atuação da Expocacer
Exportação de couro aumenta, mas faturamento cai
O embarque é o maior volume da série histórica considerando os primeiros quinquemestres, mas o faturamento caiu.
Continue Reading Exportação de couro aumenta, mas faturamento cai
Leilões de propriedades rurais no Brasil disparam com avanço da dívida rural
Preços mais baixos dos grãos, taxas de juros altíssimas e custos crescentes dos insumos, bem como os estragos causados por um clima imprevisível em um cenário de mudanças climáticas.
Continue Reading Leilões de propriedades rurais no Brasil disparam com avanço da dívida rural





