Taxa de prenhez somente com um protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) cresceu entre 2023 e 2024, atingindo 51,6% no Brasil; O GERAR Corte apresentou novos dados para ampliar a eficiência
A taxa de prenhez com somente um protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) apresentou crescimento de 1,3 ponto percentual no Brasil, entre 2023 e 2024, atingindo 51,6%. Esse é um dos dados apresentados pelo 18º Relatório do Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho de Corte (GERAR Corte).
Os dados foram divulgados durante os encontros do grupo, ocorridos entre os meses de agosto e setembro, em Uruguaiana (RS), Ponta Porã (MS), Chapada dos Guimarães (MT), Goiânia (GO), Ilhéus (BA) e Carolina (MA). O evento mobilizou 280 técnicos do Gerar e teve a presença de pecuaristas, veterinários e demais interessados em reprodução bovina.
O relatório, com 82 páginas, apresenta dados de 1.317.185 protocolos realizados em 1.838 propriedades. Os índices da transferência de embrião em tempo fixo (TETF) tiveram alta, passando de 44, 5% para 47,6%.
Destaca-se o desempenho da prenhez com protocolo de IATF em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, que foi de 53,9%. Já as fazendas com resultados acima da média, com índice de prenhez na primeira IATF igual ou superior a 60%, aumentaram sua proporção e subiram de 8 para 10% na comparação com o ano anterior. Propriedades com taxas entre 50 e 59%, representaram 57% do total, no ano passado, a porcentagem foi de 51%.
A IATF é a técnica utilizada na maioria dos rebanhos tecrificados e de alta produção no país, por isso o trabalho do GERAR é fundamental para gerar parâmetros que ajudam a aprimorar a técnica e obter os melhores resultados”, pontuou o médico-veterinário e professor José Luiz Moraes Vasconcelos (Zequinha), idealizador do grupo.
“A importância da tecnologia IATF para a pecuária e a relevância da pecuária para o Brasil, motiva as reuniões anuais do GERAR. Investirmos nas análises de dados com o objetivo de oferecer subsídios para evoluir nos índices reprodutivos e serviços prestados nas fazendas, melhorando a rentabilidade no segmento da cria”, destaca o médico-veterinário e Gerente de Produto da Zoetis, Rafael Moreira.
Fomentado e patrocinado pela Zoetis, o GERAR Corte, idealizado e dirigido pelo Prof. Jose Luiz Moraes Vasconcelos, da UNESP (Botucatu, SP) é um grupo qualificado com 450 técnicos especializados em reprodução bovina, que atua nas principais regiões pecuárias do Brasil, com mais de 13 milhões de dados ao longo de 18 anos.
O relatório com dados nacionais sobre IATF e análises, em diferentes categorias e condições, está disponível em www.zoetis.com.br/gerar.
Fonte: Ascom Zoetis
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Soja: “Não vamos precarizar o sistema sanitário brasileiro”, reage Fávaro contra a Cargill
Ministro da Agricultura critica postura da Cargill após interrupção temporária das exportações e afirma que o problema não é a qualidade da soja brasileira, mas o cumprimento de protocolos fitossanitários exigidos pelo mercado chinês
Arroba reage e boi gordo chega a R$ 350/@, mas guerra e consumo fraco ainda ameaçam mercado
Mesmo com escalas de abate apertadas e exportações em ritmo recorde, mercado da arroba do boi gordo enfrenta um cenário misto marcado por demanda doméstica fraca, custos logísticos elevados e impactos indiretos do conflito no Oriente Médio.
Distribuidoras pedem mais importação de diesel pela Petrobras
Segundo Alckmin, o encontro teve como foco principal a garantia do abastecimento de diesel e a redução do impacto dos preços internacionais sobre o combustível no mercado brasileiro.
Continue Reading Distribuidoras pedem mais importação de diesel pela Petrobras
Congresso Mundial do Brangus reúne criadores de 11 países em visitas a criatórios gaúchos
Criadores de 11 países participam de visitas técnicas no Rio Grande do Sul e acompanham de perto rebanhos de destaque da raça Brangus.
Boom do cavalo Quarto de Milha atrai cantor Hugo, que lança o 1º Leilão Fazenda Planejei
Mercado do Quarto de Milha em alta impulsiona estreia do 1º Leilão Fazenda Planejei & Rancho São Miguel Arcanjo; confira todos os detalhes do leilão que acontece nesta sexta-feira (13)
Abrava pede reunião de emergência com Lula para discutir preço do diesel
No documento, encaminhado em 11 de março, a entidade afirma que a alta do combustível pode desestabilizar a economia.
Continue Reading Abrava pede reunião de emergência com Lula para discutir preço do diesel





