Suíços vão para Copa; mas o destaque vai para a pecuária do país

O gado pardo-suíço possui as seguintes características: tolerância ao frio e calor; alta fertilidade de machos e fêmeas; alta conversão alimentar.

Em 2022, a seleção suíça participa de sua 12ª edição da Copa do Mundo de Futebol. As melhores participações da Suíça foram nas Copas do Mundo de 1934, 1938 e 1954 quando a seleção suíça chegou às quartas-de-final. É válido ressaltar, ainda, que a Suíça sediou a Copa do Mundo de 1954.

Os suíços, nesta Copa, estão no Grupo G e têm como adversários Camarões, Brasil e Sérvia, definidos por sorteio. Os jogos da Suíça na 1ª Fase serão em Al Wakrah e Doha.

Gado Pardo-Suíço

Tendo se adaptado muito bem às diferentes regiões brasileiras, o gado pardo-suíço possui as seguintes características: tolerância ao frio e calor; alta fertilidade de machos e fêmeas; alta conversão alimentar; precocidade sexual: as novilhas entram no cio aos 332 dias; camada de gordura na quantidade certa, sem excessos; produção leiteira: mais de 2.500 quilos de leite em 200 dias; viabilidade econômica em confinamento e habilidade materna.

Essas características produtivas da raça permitiram que a raça se espalhasse pelo mundo todo, estando presente em mais de 60 países, do Círculo Ártico aos trópicos, totalizando 11 milhões de exemplares puros e cruzados em todo o mundo.

As fêmeas trazem todo o potencial de um acasalamento, meses antes de sua gestação. A confiança é de 99% com parto de curso normal para o criador. OS gados pardo-suíços produzem uma carne macia, bem marmoreada, e com pouca gordura externa.

Um dos fatores que tornaram o Pardo-Suíço robusto e autossuficiente são a qualidade do solo, variações climáticas, topografia montanhosa e pastos entre 700 e 2.000 metros acima do nível do mar.

Foto Divulgação.

Pontos fortes da raça, além de suas principais características, são cascos: pretos e fortes; boa pigmentação; pelo curto, que é capaz de crescer ou se manter de acordo com o clima; bons aprumos e pelos de cor parda, variando do muito claro para o muito escuro.

Os animais apresentam, ainda, elevada performance para produção de leite, além de carne de alta qualidade; imprime, também, em gerações posteriores as suas características fenotípicas e produtivas. No Brasil, o uso do pardo-suíço para cruzamento industrial foi a solução encontrada, por muitos criadores, para aumentar a produção eficiente de carne.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM