
O centro-sul mato-grossense semeou 87,41% da sua área, o sudeste 85,36%, enquanto o norte 84,99% e o noroeste 79,20%. o plantio caminha para a 7º semana.
No estado Mato Grosso, o plantio da soja caminha para a reta final. Os trabalhos, na última semana, atingiram o índice de 83,45% dos 11,8 milhões de hectares previstos para a cultura nesta safra 2022/23.
Na variação semanal, registrou-se 16,51 pontos percentuais e, no comparativo com o ciclo passado, o atual encontra-se 0,30 pontos percentuais à frente, conforme o acompanhamento de semeadura do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Agora, o plantio da soja em Mato Grosso caminha para a sétima semana. De acordo com o Imea, apesar da celeridade, ainda há cautela por parte dos produtores, em especial quanto ao clima, uma vez que as chuvas ainda não estão regulares na região.
Na região nordeste, a título de exemplo, até o momento 58,68% da área foi plantada. Já nas regiões oeste e médio-norte de Mato Grosso, o Instituto revela que já foram plantados 94,96% e 93,15% de suas respectivas áreas.
O centro-sul mato-grossense semeou 87,41% da sua área, o sudeste 85,36%, enquanto o norte 84,99% e o noroeste 79,20%.
Boletim Cepea
O preço do óleo de soja voltou a subir no mercado brasileiro, impulsionado pelo reaquecimento da demanda doméstica, sobretudo para produção de biodiesel. Além disso, pesquisadores do Cepea ressaltam que a demanda externa também está aquecida – vale lembrar que as exportações do óleo na parcial deste ano são recordes.
- Carne de búfalo chega ao consumidor com cortes especiais e produtos premium
- Este cavalo quebrou todos os recordes de idade — veja os cavalos mais velhos da história
- Frente fria provocará chuvas acima de 100 mm e ventos de até 100 km/h em duas regiões
- Agrishow 2025: expectativa de R$ 15 bilhões em negócios previstos pelos organizadores
- Novo bioinseticida apresenta eficácia superior a 85% no controle da lagarta-do-cartucho
Esse cenário elevou a disputa pelo derivado nacional e dificultou as aquisições das indústrias alimentícias. Quanto ao farelo de soja, a demanda segue elevada no Brasil, com consumidores intensificando os volumes adquiridos. Pesquisadores do Cepea indicam que a procura externa também continua aquecida, e a expectativa das indústrias brasileiras é de crescimento da procura pelo derivado nos próximos meses. Na parcial deste ano, o Brasil já embarcou volume recorde de farelo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.