Senar debate desafios e soluções para a apicultura

O Senar conta com o apoio de uma consultoria especializada na identificação desses desafios pela complexidade, impacto e trabalhar com ações propositivas.

Representantes das Administrações Regionais do Senar da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina estiveram reunidos, na segunda (31) e terça (1º), com a Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, em Brasília, para tratar sobre os desafios da apicultura.

A iniciativa tem o intuito, de acordo com a diretora de ATeG, Andréa Barbosa, de identificar os principais gargalos das cadeias produtivas e propor ações focadas para ajudar o produtor a superar esses desafios e alavancar a atividade.

“A Assistência Técnica e Gerencial é muito importante e contribui para a melhoria da qualidade de vida, produção e produtividade dos produtores atendidos. Além disso, agora a intenção é propor ações para atuar a curto, médio e longo prazo em outros elos das cadeias produtivas”.

Para isso, o Senar conta com o apoio de uma consultoria especializada na identificação desses desafios pela complexidade, impacto e trabalhar com ações propositivas.

Além de apicultura, já foram realizadas reuniões para as cadeias produtivas de Bovinocultura de Leite e de Cacauicultura. Em 2022, estão previstas reuniões de trabalho sobre cafeicultura e fruticultura.

Andréa ressalta que ainda há desafios a serem superados no processo produtivo dentro da porteira, mas a intenção é ir além do que ocorre dentro da propriedade rural.

“Entre os desafios, verificamos a necessidade da organização do produtor, profissionalização dos agentes envolvidos na cadeia produtiva, melhoramento genético, disseminação de boas práticas, ações para fomentar a comercialização, criação de um Agente de negócio que promova um relacionamento com o mercado”, pontuou.

Sobre a ATeG

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar oferece acompanhamento técnico e gratuito a produtores rurais de 21 cadeias produtivas em 25 estados de todas as regiões do Brasil. Desde 2014, já atendeu mais de 200 mil propriedades rurais.

Fonte: CNA

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM