
IEA promove seminário sobre manejo ecológico e sustentabilidade na agricultura nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, 9 de abril, às 14h, o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza mais uma edição do seu Ciclo de Seminários 2025. O encontro traz como tema central o “Manejo ecológico da propriedade agrícola”, apresentado por Afonso Peche Filho, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC-Apta).
A proposta da palestra é discutir como propriedades rurais podem passar por um processo de requalificação ambiental adotando estratégias sustentáveis que conciliem produtividade com preservação dos recursos naturais. O enfoque será em práticas que integram a lógica da conservação ambiental aos sistemas de produção, exigindo um olhar sistêmico e inovador sobre o uso da terra.
O que é o manejo ecológico?
Trata-se de um conjunto de técnicas fundamentadas no equilíbrio entre produção agropecuária e respeito à natureza. O manejo ecológico considera os processos ecológicos do ambiente e alia conhecimento técnico, científico e tradicional para promover sistemas agrícolas mais resilientes, saudáveis e produtivos.
A implementação dessas práticas tem se mostrado essencial para tornar os sistemas agrícolas mais sustentáveis, preservar a biodiversidade e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais.
Vantagens do manejo ecológico
Entre os principais benefícios da adoção desse modelo estão:
- Preservação dos recursos naturais e da biodiversidade;
- Produção de alimentos com maior qualidade e segurança;
- Redução dos impactos ambientais e das fontes de poluição;
- Fortalecimento da sustentabilidade rural;
- Valorização das práticas agrícolas conscientes e regenerativas.
Sobre o palestrante
Afonso Peche Filho é agrônomo com mestrado em Engenharia de Água e Solo pela Unicamp e doutorado em Ciências Ambientais pela Unesp. Atua como pesquisador no Instituto Agronômico, com foco em Engenharia de Biossistemas. Sua especialidade inclui mecanização agrícola conservacionista e gestão de bacias hidrográficas, sempre com ênfase na conservação ambiental.
Coordenação e transmissão
O evento conta com a coordenação da pesquisadora Terezinha Franca, do IEA, que se dedica ao estudo de políticas públicas voltadas ao crédito rural, desenvolvimento da agricultura familiar, agroecologia, e sistemas integrados como os agrossilvipastoris e ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta).
A participação no seminário é gratuita e os interessados poderão obter certificado mediante preenchimento de um formulário eletrônico durante o evento. A transmissão será feita pelo canal oficial da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo no YouTube.
Sobre o Ciclo de Seminários Estudos IEA
Criado para promover o intercâmbio de ideias e fomentar discussões sobre temas relevantes à economia e à realidade rural brasileira, o Ciclo de Seminários Estudos IEA reúne especialistas de diversas instituições. A iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento técnico e científico por meio de debates acessíveis ao público interessado em agricultura, pecuária, meio ambiente e desenvolvimento rural.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Ranking dos 10 estados que mais exportaram carne bovina em 2025
- Rancho Abate é o maior exportador de jumentos Pêga do Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.