Brasil tem segundo caso de gripe aviária em animal doméstico confirmado neste sábado pela Secretaria de Agricultura; Governo de Santa Catarina diz que caso não compromete produção comercial.
O Brasil, um dos maiores produtores e exportadores de aves e seus derivados do mundo, teve o segundo caso confirmado de gripe aviária em animal criado domesticamente. A ave infectada estava em uma casa na cidade de Maracajá, em Santa Catarina, conforme informou a Nota Técnica. Foi o primeiro caso no estado em animal doméstico, no país já são mais de 60 casos. A Secretaria de Agricultura do estado divulgou em nota (Confira a íntegra da nota ao final do conteúdo), neste sábado (15), que foi constatada a infecção de uma ave estava em uma “criação de subsistência (fundo de quintal)”.
As amostras coletadas na ave foram levadas para o LFDA/SP (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo), que confirmou o diagnóstico para Influenza Aviária (H5N1) neste sábado.
“(O caso) não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade), já que a produção comercial segue sem qualquer registro. Portanto, não devendo impactar no comércio internacional de produtos avícolas de Santa Catarina”, informou a secretaria.
No comunicado, o órgão afirma que estão sendo aplicadas medidas para erradicar os focos da gripe aviária no estado. A secretaria solicitou também que as pessoas comuniquem em caso de aves que apresentem dificuldades respiratórias, andar cambaleante, torcicolo, girem em seu próprio eixo ou mortalidade alta e súbita.
Este é o segundo confirmado no estado. Em 27 de junho, a secretaria anunciou um caso em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real em São Francisco do Sul.
O ministério da Agricultura confirmou 64 casos de gripe aviária no Brasil. O caso de Santa Catarina foi o segundo em uma ave de criação doméstica. O outro animal infectado foi em Serra (ES), em 27 de junho.
Até o momento, o Espírito Santo lidera com 29 casos, seguido pelo Rio de Janeiro (13), São Paulo (8) e Paraná (7). Paraná e Rio Grande do Sul também registraram casos. Sete amostras ainda estão sob investigação.
Veja abaixo os estados com casos já confirmados de gripe aviária:
| Estado | Casos confirmados |
| Espírito Santo | 29 |
| Rio de Janeiro | 13 |
| São Paulo | 8 |
| Paraná | 7 |
| Bahia | 4 |
| Santa Catarina | 2 |
| Rio Grande do Sul | 1 |
Nota Técnica: SC identifica caso de influenza aviária em ave de fundo de quintal
Na tarde deste sábado, 15, a Secretaria de Estado da Agricultura, através da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), confirmou um novo caso de influenza aviária em uma criação de fundo de quintal, para subsistência, em Maracajá. O foco não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de influenza aviária, já que a produção comercial segue sem nenhum registro.
Todas as medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco, bem como a intensificação das ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Novas medidas poderão ser adotadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pela Cidasc para evitar a disseminação do vírus e manter a avicultura catarinense protegida.
Casos de aves com sinais clínicos de Influenza Aviária, como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita devem ser imediatamente comunicados a Cidasc através do e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET; diretamente em um escritório local da CIDASC; ou pelo telefone: 0800 643 9300.
O Estado segue em alerta máximo à adoção das medidas de biosseguridade para a avicultura comercial e a proibição de visitas de pessoas alheias ao sistema de produção. Permanece também a recomendação da restrição de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres e mesmo aves de subsistência, a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense. A realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves continua suspensa em todo território catarinense e nacional.
Compre Rural com informações da UOL e Secretaria de Agricultura de Santa Catarina
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Leite direto da fazenda e carne de qualidade: o estilo de vida rural de Erling Haaland; vídeo
O atacante do Manchester City, Erling Haaland, aposta em leite cru direto da fazenda, carne de alta qualidade e bem-estar animal como pilares da sua rotina, aproximando o agro da elite do esporte mundial.
Corriedale busca transformar tradição em informação para o criador
ABCC trabalha para aproximar dados, seleção e valorização produtiva da rotina das cabanhas da raça no Rio Grande do Sul.
Continue Reading Corriedale busca transformar tradição em informação para o criador
Cafés do Brasil ganham destaque em evento da Comissão Europeia sobre sustentabilidade e transição verde
Em Bruxelas, Cecafé apresentou fatores que posicionam o país na liderança do fornecimento global de cafés produzidos com responsabilidade socioambiental, inovação e rastreabilidade.
Por que as galinhas param de botar e perdem penas? Especialistas explicam
Queda na produção de ovos e perda de plumagem afetam a rentabilidade das granjas; pesquisadores da Embrapa e consultores de mercado apontam as causas e indicam soluções de manejo de luz, nutrição e sanidade
Continue Reading Por que as galinhas param de botar e perdem penas? Especialistas explicam
São Paulo terá a primeira usina do país para capturar e armazenar carbono do etanol de cana
Iniciativa com investimento estimado de R$ 30 milhões reúne FAPESP, USP, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e setor produtivo.
Adepará iniciou campanha de atualização cadastral para rebanhos de todas as espécies
Produtores rurais tem até o dia 31 de julho para regularizar a documentação da produção. No Marajó, a campanha será no segundo semestre.





