Rússia irá emitir licenças de exportação de grãos

País quer planeja banir temporariamente as exportações de grãos, mas irá emitir licenças de exportação de grãos dentro da cota, apesar de proibição. Veja!

PARIS/HAMBURGO (Reuters) – A Rússia planeja banir temporariamente as exportações de grãos, mas continuará fornecendo licenças especiais de exportação para comerciantes dentro de sua cota atual, disse a vice-primeira-ministra Viktoria Abramchenko nesta segunda-feira, minimizando o efeito global da proibição.

A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo, com Egito e Turquia entre os principais compradores, e concorre principalmente com a União Europeia e a Ucrânia.

O Ministério do Comércio da Rússia propôs proibir a exportação de açúcar branco e açúcar bruto até 31 de agosto, assim como trigo, centeio, cevada e milho até 30 de junho, disse Abramchenko nas redes sociais.

“A exportação de grãos dentro da cota sob licenças individuais será permitida”, disse Abramchenko, acrescentando que a proibição temporária era necessária para garantir grãos para os consumidores domésticos.

Na semana passada, Moscou expressou preocupação com o ritmo acelerado de suas exportações de grãos para países vizinhos ex-soviéticos, com os quais compartilha zonas alfandegárias livres sob a União Econômica da Eurásia. Os suprimentos para a união não estão sujeitos às cotas de exportação de grãos da Rússia e aos impostos atuais.

Os preços do trigo europeu subiram na segunda-feira depois que a agência de notícias Interfax informou que a Rússia proibiria as exportações de grãos até 30 de junho, citando o Ministério da Agricultura.

(Reportagem de Michael Hogan em Hamburgo e Sybille de La Hamaide em Paris)

Fonte: Reuters

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM