Falta de abelhas prejudica o desenvolvimento de culturas como a maçã, que precisam da polinização
As enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul em maio e que provocaram mortes e destruição de casas, empresas e lavouras também destruíram 16,9 mil colmeias. O levantamento é da Federação Apícola e de Meliponicultura do RS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e contabiliza as mortes da espécie Apis mellifera e de abelhas-sem-ferrão ocorridas até o dia 20 de junho. Cada colmeia tem entre 50 e 80 mil insetos.
Os dados se referem a 66 municípios gaúchos, sendo Palmares do Sul o que teve o pior resultado, com mais de duas mil colmeias perdidas. De acordo com a coordenadora executiva do Programa Observatório de Abelhas do Brasil, Betina Blochtein, as colmeias ficaram submersas ou foram carregadas pela água, provocando a morte das abelhas.
“A gente não está computando as colmeias que estão agora em alto risco, por exemplo, que foram parcialmente afetadas. As paisagens foram muito lavadas, em muitos casos elas estão com uma camada de lodo, de terra por cima, não têm vegetação com flores, então, não têm alimentação para as abelhas”, afirma Betina.
Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 486 mil colmeias e outras milhares de espécies de abelhas que não vivem em sociedade e, por isso, não são monitoradas. Segundo Betina, essas “não sociais” são mais frágeis e não têm reserva de alimentos e, provavelmente, foram ainda mais impactadas pelas chuvas e enchentes.
Falta de abelhas afeta desenvolvimento de culturas
O levantamento aponta que a falta de abelhas pode prejudicar a polinização de plantas e o desenvolvimento de algumas culturas. “A maçã tem uma dependência de mais de 90% da presença de abelhas. Se não tem abelhas ou tem poucas, as maçãs ficam pequenininhas e ficam muito irregulares”, destaca Betina Blochtein.
O Rio Grande do Sul é responsável por 45% da produção de maçãs brasileiras, segundo a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã. O cultivo está concentrado em 26 municípios que totalizam 14 mil hectares de pomares. Outra cultura que depende da polinização desses insetos é a soja, variando entre 12% e 20%. “Imagina 15% de aumento da soja, 15% a mais no peso em grãos é muita coisa. Realmente, a perda de abelhas repercute”, afirma a coordenadora do programa.
Fonte: Agro Estadão
Transforme seu pasto irrigado em uma “fábrica de carne”; Veja qual capim escolher
Entenda como a seleção estratégica de cultivares de alta performance, como BRS Zuri e Mombaça, pode elevar a lotação para até 10 UA/ha e garantir o ganho de peso constante na recria e engorda, transformando a eficiência produtiva da sua fazenda.
Continue Reading Transforme seu pasto irrigado em uma “fábrica de carne”; Veja qual capim escolher
Bauer do Brasil integra seguro ao pivô e amplia proteção ao produtor rural
Parceria exclusiva com a Terra Fértil Corretora de Seguros leva ao campo solução com cobertura ampliada, vigência de até 18 meses e foco na segurança operacional do produtor na Agrishow.
Continue Reading Bauer do Brasil integra seguro ao pivô e amplia proteção ao produtor rural
Promulgação do acordo Mercosul-União Europeia abre novas oportunidades para o agro, afirma ministro André de Paula
Tratado prevê redução gradual de tarifas e deve ampliar a competitividade de produtos brasileiros no mercado europeu.
Mapa amplia Zarc Níveis de Manejo e eleva subvenção do seguro rural para até 50%
Nova fase do projeto expande cobertura para mais estados, inclui o milho safrinha e reforça incentivos a boas práticas agrícolas.
Continue Reading Mapa amplia Zarc Níveis de Manejo e eleva subvenção do seguro rural para até 50%
Senado rejeita indicação de Jorge Messias para STF
Mais cedo, o nome de Jorge Messias havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado com 16 votos favoráveis e 11 contrários.
Continue Reading Senado rejeita indicação de Jorge Messias para STF
Cerca virtual via satélite transforma a pecuária: tecnologia elimina cercas e permite controlar o gado de qualquer lugar
Com cerca virtual conectada por satélite, produtores passam a manejar o rebanho sem torres ou infraestrutura, ampliando produtividade em áreas remotas.





