
Região no Sul do país registrou cerca de 500mm de chuva, volume é duas vezes o esperado para o mês; Com solo encharcado, a semana começa com chuvas de mais de 150 mm; veja a previsão
Após a transição de uma frente fria, o Sul do Brasil se prepara para um período de chuvas intensas e prolongadas nos dias seguintes. As previsões indicam que os três estados da região Sul serão afetados, sendo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina os mais impactados. Saiba como o clima irá se comportar em todas as regiões do Brasil na semana que vai de 15 a 19 de abril.
Chuva extrema, com acumulados de até 300 mm a 500 mm em alguns pontos desde o meio da semana passada, traz alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em Santa Catarina. O episódio de chuva excessiva, que era antecipado e fora alertado, traz consequências principalmente em cidades do Sul do estado e da Grande Florianópolis.
Uma estação pluviométrica particular da concessionária ARTERIS S.A., localizada no município de Palhoça, na localidade da enseada do Brito, na BR 101 – Morro dos Cavalos, registrou cerca de 215mm entre a meia-noite e às 5h deste domingo (14), o que corresponde a cerca de duas vezes o esperado para o mês de abril em um curto período. Entre sábado (13) e o início deste domingo (14), foram 500mm. Nos últimos quatro dias (de quarta-feira até hoje) o total chega a 666mm, sendo cerca de 5 vezes o esperado para o mês de abril em apenas 4 dias.
Começo de semana ainda com alerta para o leste do estado, devido à entrada constante de umidade sobre o Sul do país. Todo o estado, ainda vai receber bastante umidade nestes dois dias, com chuva começando a perder força apenas na quarta-feira (17).

Saiba como o clima irá se comportar em todas as regiões do Brasil na semana que vai de 15 a 19 de abril:
Sul
Na segunda-feira, espera-se chuva em toda a região Sul do Brasil, com possibilidade de temporais, principalmente no oeste. No leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as precipitações serão mais isoladas, iniciando na parte da tarde. Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde o solo já está saturado, podem ter acumulações de chuva superiores a 150 mm. Estas chuvas beneficiarão especialmente as lavouras de milho de segunda safra no norte e oeste dos estados.
Sudeste
No estado de São Paulo, a semana começa com pancadas de chuva, incluindo temporais no sul do estado. Chuvas similares ocorrerão à tarde no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Enquanto o leste de Minas terá sol com chuvas ocasionais e leves, o norte e noroeste do estado terão tempo firme e ensolarado. A previsão para a semana é de estabilidade em Minas Gerais e São Paulo, com um aumento de nuvens e chuvas acumuladas em torno de 25 mm. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, são esperados mais de 100 mm de chuva, aumentando o risco de deslizamentos e dificultando as atividades ao ar livre.
Centro-Oeste
A região enfrentará temporais em sua maior parte no início da semana, exceto no leste e nordeste de Goiás e no Distrito Federal, onde o clima se manterá firme e ensolarado. Goiás terá uma semana com menos chuvas, com acumulados inferiores a 15 mm, favorecendo os tratamentos agrícolas nas lavouras de milho. Em contraste, Mato Grosso sofrerá com chuvas que podem chegar a 50 mm, dificultando as operações agrícolas devido ao solo encharcado. Mato Grosso do Sul receberá cerca de 60 mm de chuva, aliviando o estresse hídrico nas lavouras e o calor para o gado confinado.
Nordeste
A maior parte do centro-oeste da Bahia terá tempo seco e ensolarado, ideal para a colheita de soja e a recuperação das pastagens. Chuvas são esperadas ao longo do dia no litoral sul da Bahia e nas regiões norte de Ceará, Piauí e Maranhão. Pancadas de chuva também ocorrerão à tarde nas áreas litorâneas e no interior até o sul do Ceará, enquanto o restante da Bahia e os interiores de Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe terão chuvas leves e passageiras. Os volumes de chuva variam entre 50 e 80 mm nessas regiões nos próximos dias.
Norte
Chuvas afetarão o leste do Amapá na segunda-feira, enquanto Roraima permanecerá seco e ensolarado. Durante a semana, espera-se que as chuvas retornem a Roraima, com acumulados que podem chegar a 100 mm, mitigando a seca recente. Pará e Amapá também terão volumes significativos de chuva, que poderão atrapalhar as atividades agrícolas devido ao solo já saturado. No Acre e Rondônia, as chuvas de aproximadamente 50 mm beneficiarão as pastagens, enquanto no centro-sul do Tocantins, o tempo seco ajudará na finalização da colheita da soja.
Alerta importante para a região Sul
A MetSul Meteorologia alerta que os problemas por excesso de chuva tendem a se agravar no Rio Grande do Sul com previsão de mais precipitação, e volumosa em diversas áreas, até a terça-feira com a formação de um ciclone e a posterior passagem de uma frente fria pelo estado. Nesta segunda-feira, a chuva atinge outra vez grande parte do estado. A instabilidade será maior na Metade Oeste e em locais da Metade Norte pelo aprofundamento de uma área de baixa pressão. Podem ocorrer alguns temporais isolados. Esta frente se desloca pelo Rio Grande do Sul durante a terça-feira com provável chuva localmente forte e a possibilidade de alguns temporais.
Carne de búfalo chega ao consumidor com cortes especiais e produtos premium
Propriedade de Rosário do Sul (RS) que cria búfalos há mais de 50 anos funda marca Premium e fará lançamento na Serra Gaúcha
Continue Reading Carne de búfalo chega ao consumidor com cortes especiais e produtos premium
Este cavalo quebrou todos os recordes de idade — veja os cavalos mais velhos da história
Eles desafiaram o tempo: conheça os cavalos mais velhos do mundo! Conheça os registros e idades desses animais que superaram os limites da expectativa de vida e se tornaram símbolos de resistência e superação.
Frente fria provocará chuvas acima de 100 mm e ventos de até 100 km/h em duas regiões
Fenômeno promete reduzir as temperaturas ao longo desta semana nas regiões Sul e Sudeste, com possibilidade de granizo
Agrishow 2025: expectativa de R$ 15 bilhões em negócios previstos pelos organizadores
Agrishow acontece de 28 de abril a 2 de maio, com abertura para autoridades no dia 27
Novo bioinseticida apresenta eficácia superior a 85% no controle da lagarta-do-cartucho
Uma inovação promissora pode transformar o combate a uma das pragas mais devastadoras da agricultura brasileira.
Ponta lança Plataforma de BI para confinamento e revoluciona a gestão
Plataforma de BI, apresentada pela Ponta, é a única que compara resultados por fornecedor (de boi magro, de medicamentos e de nutrição) pro produtor saber quais parceiros dá mais resultado pro confinamento
Continue Reading Ponta lança Plataforma de BI para confinamento e revoluciona a gestão