
O Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, mede 292 metros de comprimento e deve receber aproximadamente 103 mil toneladas do derivado.
O navio Pacific South atracou no Porto de Paranaguá para marcar novos recordes no Corredor de Exportação. Além de ser um graneleiro de 292 metros de comprimento e 45 de boca (largura) – o maior já recebido no complexo até hoje – a embarcação vai carregar um volume histórico para o segmento dos granéis sólidos nos terminais paranaenses. Serão 103 mil toneladas de farelo de soja.
“Tanto o volume, quanto o tamanho do navio, que vamos operar atestam a nossa capacidade operacional. Uma ação desse porte exige trabalhadores portuários qualificados, praticagem experiente e capacidade de infraestrutura, terrestre e marítima”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
A embarcação atracou no final da tarde de segunda-feira (08) no berço 214, um dos três do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá.
“O volume de 103 mil toneladas, supera em 13 mil toneladas o recorde anterior registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, carregou 90 mil toneladas de farelo de soja”, informou o porto de Paranaguá em nota.
De bandeira das Ilhas Marshall, o navio Pacif South veio do porto de Xangai, na China, e chegou na Baía de Paranaguá no último dia 1. Geralmente, os navios que carregam os graneis têm 5 ou 7 porões. Este tem nove porões para receber e transportar todo o farelo que começa a ser carregado.
As 103 mil toneladas de farelo de soja serão carregadas a partir de três terminais. Cerca de 84 mil toneladas sairão da Coamo; 15 mil da Cotriguaçu; e quatro mil toneladas dos silos públicos (horizontais).
Segundo a empresa responsável pela operação, a Cargill, o carregamento do Pacif South deve levar cerca de cinco dias, se as condições do tempo ajudarem e não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva. O farelo irá para o porto de Amsterdã, na Holanda.
- Colheita da safra 2024/25 de soja em MT está praticamente concluída, diz Imea
- Clima colabora e colheita de soja atinge 82% no Brasil
- Multinacional inaugura 1º frigorífico no Pará com capacidade de 400 abates diários
- China vai transformar 90 milhões de hectares em terras agrícolas para produzir grãos
- Brasil pode suprir até 30% das compras anuais de carne bovina do Vietnã
O carregamento deve levar cerca de cinco dias, se não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva, segundo a administração portuária, que cita previsão da empresa responsável pela operação, a Cargill.
Superação
O volume de 103 mil toneladas – suficiente para carregar 3.400 caminhões – supera, em 13 mil toneladas, o recorde anterior registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, carregou 90 mil toneladas de farelo de soja.
Desta vez, a embarcação é 38 metros maior. Em média, os navios graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento. Esses, em geral, costuma receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).
A embarcação:







Capacidade
No Corredor, são seis shiploaders (carregadores de navio) com capacidade para carregar cerca de mil toneladas por hora. Os equipamentos carregam, por esteiras, a carga de 11 diferentes terminais.
O Corredor de Exportação é formado por nove terminais privados: Cargill, AGTL, Interalli, Centro Sul, Coamo, Louis Dreyfus, Cotriguaçu, Cimbesul e Rocha. Além de dois terminais públicos: um silo vertical, com capacidade estática de cem mil toneladas, e um silo horizontal, com capacidade total de 60 mil toneladas.
- Conheça raça de bovinos Hérens, famosa por sua força e grandes lutas
- Churrasco Gourmet: Conheça a nova forma de fazer churrasco
- Raça Limousin tem alto potencial de ganho de peso e carne inigualável
- Conheça a maior fazenda de ovelhas do mundo, que é sete vezes maior que São Paulo
- Fazenda milionária onde Amado Batista se casou é avaliada em R$ 800 milhões; Conheça
Como afirma Luiz Fernando, esse modelo adotado, de vários terminais interligados para carregar em três berços prioritários, permite os embarques simultâneos em um único navio, o que cria maior flexibilidade de utilização de capacidade estática de cada terminal e permite uma maior produtividade de cada berço.
Pelos silos públicos, atualmente, operam Céu Azul, Grano Logística, Gransol, Marcon, Sulmare, Tibagi e Transgolf, que trabalham com diversos exportadores menores.
Para onde esta embarcação está indo?
O navio está atualmente no porto PARANAGUA, BR após uma viagem de 1 mês, 17 dias com origem no porto SHANGHAI, CN .
Que tipo de nave é essa?
O PACIFIC SOUTH (IMO: 9474967) é um graneleiro construído em 2012 ( há 8 anos ) e que está navegando sob a bandeira de Marshall Is .Sua capacidade de carga é de 176.000 t DWT e seu calado atual é de 8,8 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 291,8 metros e sua largura é de 45 metros.