Ratinho, um dos maiores apresentadores e produtores rurais do país, cobra posicionamento de artistas sobre queimadas e seca: “Onde vocês estão agora?”
O apresentador Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho, usou seu perfil no Instagram, na última quinta-feira (12.set.2024), para criticar a ausência de manifestações de artistas em relação às queimadas e à seca que assolam o Brasil. No vídeo, ele questiona: “Onde estão aqueles que falavam no passado que era culpa do governo?”, fazendo referência às declarações de figuras públicas em anos anteriores.
Ratinho afirmou que “a culpa das queimadas é da natureza” e que a ocorrência de incêndios em regiões como a Amazônia e o Pantanal “acontece todos os anos”. Segundo o apresentador, a situação deste ano é grave, mas natural, destacando que as queimadas e a seca sempre existiram. “Está pegando fogo no Brasil, uma seca desgraçada”, desabafou.
Alta nas queimadas em 2024
Os dados de 2024 reforçam a gravidade da situação. Até o dia 12 de setembro, o Brasil já havia registrado 5.363 focos de queimadas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Amazônia é a região mais afetada, com 2.512 focos, representando 46,8% do total. O Pará lidera o ranking de estados com mais incêndios, com 1.484 ocorrências, seguido de Mato Grosso (1.057) e Tocantins (545).
Setembro deve superar os números de agosto, que já haviam sido alarmantes, com 68.635 focos de incêndio registrados, o maior número para o período desde 2010. A estiagem prolongada, apontada como a pior em 44 anos, contribui para a intensificação dos incêndios.
Crítica aos artistas e ao governo
Durante o vídeo, Ratinho também criticou o Ministério do Meio Ambiente, alegando que o órgão “não está cuidando” da situação. “E não tem como cuidar. Todo mundo sabe que Pantanal pega fogo, todo mundo sabe que a Amazônia pega fogo e que não tem culpado, o culpado é a natureza”, afirmou o apresentador, reforçando que incêndios nessas áreas são recorrentes.
Ratinho ainda relembrou o contexto de críticas internacionais e de artistas durante o governo anterior, mencionando que figuras de países como França e Noruega se manifestavam sobre o tema. “E agora? Onde é que vocês estão? Vocês morreram?”, provocou o apresentador, reforçando sua visão de que as críticas passadas tinham cunho político.
Seca histórica agrava incêndios
Além das queimadas, o Brasil enfrenta uma seca histórica. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicou que o país atravessa a pior estiagem em 44 anos, o que dificulta ainda mais o combate aos focos de incêndio. As condições climáticas extremas aumentam a pressão sobre as autoridades ambientais e colocam o país em alerta.
Enquanto os incêndios avançam, a ausência de manifestações públicas de artistas, frequentemente ativos em debates ambientais, chama a atenção e gera discussões, como as levantadas por Ratinho. Para o apresentador, as críticas ao governo atual e a responsabilização pelas queimadas não têm o mesmo tom que no passado.
O Brasil vive uma crise ambiental sem precedentes, e a discussão sobre as responsabilidades e soluções para as queimadas e a seca ainda está longe de ser resolvida.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
Público do evento poderá conhecer e degustar os melhores cafés das nove regiões produtoras apoiadas pela instituição no estado.
Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
A soja registrou queda nos contratos, com o grão apresentando leve recuo, o farelo em queda e o óleo registrando valorização.
Continue Reading Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Marca pioneira em café de alta qualidade sustentável lidera painel sobre resiliência e rentabilidade no regenerativo e promove ações com foco em sustentabilidade.
Continue Reading Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Confira a nota da ABCZ sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) manifesta repúdio sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França.
Continue Reading Confira a nota da ABCZ sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França
Sustentabilidade, tecnologia e tendências de consumo são destaques no primeiro dia da Semana Internacional do Café
A 12ª edição da SIC começou nesta quarta-feira, 20/11, no Expominas, em Belo Horizonte, com cerimônia solene, palestras e competições.
ABIC realiza final do Campeonato Brasileiro de Blends de Café na SIC 2024, em Belo Horizonte (MG)
Durante o evento, a Associação promoverá palestra, participará de painel e terá um estande em parceria com o SINDICAFÉ/MG.