Ranking revela as 20 cidades gaúchas com as terras rurais mais cobiçadas do mercado

Levantamento com os dados Chãozão, considerando o primeiro quadrimestre, destacam a diversidade regional e a consolidação de um novo perfil comprador, que enxerga no mercado imobiliário uma oportunidade de investimento em ativos reais

O portal Chãozão, maior plataforma de anúncios de terras rurais do Brasil, registrou mais de meio milhão de consultas por propriedades à venda durante o primeiro quadrimestre deste ano. Nesse período, o Rio Grande do Sul foi o estado mais procurado por possíveis compradores, de acordo com o levantamento, sendo responsável por 13,9% do volume de buscas. Minas Gerais, com 13,5%, ficou na segunda posição, enquanto a Bahia (8,9%) completou o pódio, indicando o interesse regional diversificado por parte de produtores e investidores.

Entre as cidades gaúchas com terras rurais mais cobiçadas, Rosário do Sul e São Francisco de Paula se destacam com o maior número de acessos (307). Santa Maria (302), Santa Cruz do Sul (300) e Selbach (288) completam o Top 5, reforçando que a força da produção de alimentos se mantém em diversas regiões do Estado.

Geórgia Oliveira, CEO do Chãozão, destaca o protagonismo do Rio Grande do Sul em cenários como o atual momento de alta da carne suína e o papel estratégico do Brasil para “alimentar o mundo”. “Apesar de considerar todos os tipos de propriedades rurais, incluindo chácaras e sítios, muito associados ao lazer e descanso, por exemplo, o levantamento reforça que o motor do mercado imobiliário rural é a produção de alimentos. Nesse caso, tendo como alvos principais as fazendas que dispõem de estrutura para lavoura e pecuária do Rio Grande do Sul, que é responsável por grande parte da carne suína produzida no Brasil, além da sua forte tradição agrícola”, afirma.

Ela avalia que o Estado gaúcho não ocupa a primeira do ranking geral por acaso, pois oferece uma combinação própria de fatores, que variam de acordo com o clima, tipo de solo, logística, vocação produtiva, entre outros aspectos que, hoje, também permite atender a perfis distintos de investidores.

“O cenário macroeconômico e a consolidação da terra rural entre os principais ativos reais, estimula os compradores a diversificar geograficamente seus investimentos, seja para diluir riscos ou aproveitar oportunidades específicas em diferentes regiões do país.

O interesse massivo vindo de investidores dos principais polos econômicos, como São Paulo, ilustra esse cenário. De acordo com o mesmo levantamento [ terras rurais mais cobiçadas ] feito pelo Chãozão, o estado, onde está localizada a Faria Lima, lidera quando o assunto é “de onde vem o interesse”, sendo o local de origem cerca de 36 mil buscas entre janeiro e março.

Confira a lista das 20 cidades gaúchas com as terras rurais mais cobiçadas do mercado, durante o primeiro quadrimestre, segundo Chãozão:

1 – Rosário do Sul (307 buscas)
2 – São Francisco de Paula (307)
3 – Santa Maria (302)
4 – Santa Cruz do Sul (300)
5 – Selbach (288)
6 – Morrinhos do Sul (285)
7 – Maquiné (284)
8 – Presidente Lucena (284)
9 – Riozinho (283)
10 – Rio Pardo (280)
11 – Quaraí (279)
12 – Pouso Novo (278)
13 – Morro Redondo (278)
14 – Marcelino Ramos (277)
15 – Muitos Capões (276)
16 – Sete de Setembro (275)
17 – Teutônia (275)
18 – Montenegro (275)
19 – Taquara (275)
20 – Sinimbu (275)

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM