Rachaduras no casco, procedimento salva cavalo

Procedimento efetuado pelo Médico Veterinário Henrique Favaretto Araújo para evitar que a rachadura chegasse até a coroa do casco, através de pressão feita por uma braçadeira comum.

No pior cenário, o animal sentiria bastante dor, chegando a demostrar sinais de claudicação, definida, por muitos autores, como sendo uma alteração do movimento normal do cavalo, podem aparecer associadas, entretanto, a mais comum é a de origem dolorosa.

Essa enfermidade acomete principalmente animais com cascos claros (brancos) que geneticamente são mais fracos, entretanto também pode estar associados à falta de nutrientes (principalmente vitamina B5) na alimentação responsáveis pelo produção correta do casco. Pode ocorrer também em regiões que a umidade do solo é constante, fragilizando assim o casco do animal.

Essa técnica é muitas vezes criticadas por pessoas leigas, sem o conhecimento fisiológico do animal, em momento algum a inserção dos parafusos causará dor ao animal, o profissional que está apto deve ser bastante cauteloso pois o parafuso que dá suporte a braçadeira não pode passar o casco e chegar nas lâminas do casco, assim acometerá sérios problemas ao animal. O procedimento é amplamente ensinado em faculdades, pois é a forma simples e barata de salvar o animal.

casco cavalo danificado
Na foto vemos o início do problema, resultado da lesão e em último plano o começo da cicatrização. Imagens: Alvaro Mendes de Resende, Médico Veterinário
casco cavalo ajustado
Foto: Henrique Favaretto Araújo

Criopreservação e Reprodução Equina

Henrique Favaretto Araújo
(31) 99472 8475
favarettocriovet@yahoo.com.br

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM