Em tempos de fakenews encontramos essas fotos na internet e resolvemos pesquisar se realmente existe uma raça de porcos peludos, confira o resultado.
Porcos peludos existem! Poucas pessoas sabem que existem diversas raças de porcos, mas que acabam sendo semelhantes entre si. Entretanto, existe uma raça com aparência bastante peculiar, chamada de Mangalitsa.
Esta raça húngara também lutou contra o comunismo – mais ou menos. Ela praticamente desapareceu de sua terra natal sob o comunismo, mas foi salva em 1989 após a queda do Muro de Berlim pelo geneticista animal Peter Toth. Agora esse bravo sobrevivente de um regime totalitário pode voltar a andar livre em cercados seguros ao redor do mundo!
Com visual bastante exótico, os porcos Mangalitsa possuem uma pelagem que os faz receber apelido de “porco ovelha”. Essa raça possui temperamento bem tranquilo se acostumado desde cedo com o contato próximo com o ser humano.
Mas não é nada disso. O “porco-ovelha” existe mesmo, mas de híbrido não tem nada! É um animal verdadeiro sem transgenia, sem devaneios genéticos. Trata-se de uma espécie de porco peludo chamada de Mangalitsa, que na verdade não apresenta nenhum DNA de ovelha, ele é assim mesmo.
Ao contrário dos nossos porquinhos pelados aqui da América, o porco peludo é originado na região Austríaca e na Hungria, onde o inverno é extremamente rigoroso e a pelagem protege esses animais nos dias gelados.
Mangalitsa: a raça de porcos peludos
Mangalitsa é uma raça de porcos peludos endêmicos de regiões da Hungria. A característica deriva de raças de porcos europeias, descendentes das populações de javalis selvagens.
A raça, também conhecida como Mangulica, Mangalica ou Mangaliza, é diferenciada pela sua pelagem grossa, que varia entre os amarelo, preto e mais raramente vermelho. A estrutura óssea é considerada mais forte com relação a porcos de espécies mais conhecidas. O número de mamilos na fêmea varia entre 10 e 12.
Os Mangalitsa são robustos e adaptáveis às pastagens montanhosas e às baixas temperaturas. Também são extremamente resistentes a doenças e ao estresse.
- Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
- STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
- Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
- Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
- Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Confira as fotos abaixo e tire suas conclusões
Conheça o site oficial da raça, clicando aqui.