Enquanto melhora das condições climáticas beneficia oleaginosa, irregularidade de chuvas traz incerteza à safrinha. Confira agora!
A safra de soja do Brasil deve alcançar um recorde de 136 milhões de toneladas na temporada 2020/21, informou o Rabobank, elevando sua estimativa frente aos 132,5 milhões de toneladas anteriores, após melhora nas condições climáticas.
Em relação à produção total de milho no Brasil em 2020/21, a estimativa do Rabobank atingiu 105 milhões de toneladas, corte de 2 milhões de toneladas em relação à previsão anterior, devido ao atraso no plantio e à irregularidade das chuvas nas regiões produtoras de milho “safrinha”.
Já a consultoria IHS Markit estimou que a produção total de milho deve alcançar 104 milhões de toneladas na temporada 2020/21 do Brasil – redução de 4,6 milhões de toneladas em relação à projeção anterior, de fevereiro, puxada pelos problemas climáticos que atingem a safrinha.
O clima seco em regiões dos principais Estados produtores deixados o mercado apreensivo e motivou uma redução nas expectativas para uma “safrinha”, disse o analista Gabriel Diniz Faleiros. Com isso, a consultoria passou a estimar a produção da segunda safra em 79,45 milhões de toneladas, ante 85 milhões vistos em fevereiro.
Ele admitiu que, caso as chuvas não venham, é provável que a consultoria faça novas revisões para baixo nas perto. Uma área total de milho também ficou estável, em 19,8 milhões de hectares.
Fonte: Globo Rural