
A picanha é uma das peças preferidas entre os brasileiros para a consumação no churrasco, isso é fato; Mas, quantas picanhas tem um boi e qual é a verdadeira?
Um dos cortes de carne mais amado pelos brasileiros, a picanha, não pode faltar em um churrasco com os amigos ou naquela ida à churrascaria. Você já se perguntou quantas picanhas tem um boi? Pois saiba que a resposta é bem simples. Cada bovino possui duas peças de picanha. Os cortes estão localizados entre o lombo e a coxa traseira do animal.
A picanha é uma carne que possui maciez por se encontrar em partes que o animal não faz muito esforço. Como o animal tem duas coxas traseiras, então, cada animal vai produzir duas picanhas. Pode até soar estranho, mas ela, que é um dos cortes mais preferidos do brasileiro, faz parte do grupo muscular do coxão duro.
Segundo os especialistas, picanhas de qualidade são pequenas, triangulares e possuem uma camada de gordura bem grossa — sinal de que o boi foi bem alimentado. Além disso, uma picanha verdadeira não apresenta músculos e costuma ter bastante sangue. São exatamente essas características que marcam o sabor característico da peça.
O peso da peça desse corte de carne varia conforme o peso do animal. Bovino mais pesados produzem uma picanha mais pesada. Entretanto, a uma média de peso para uma peça de picanha considerada de qualidade que, segundo os especialistas, é de 1,100 quilo.
Mas, para degustar de uma boa picanha é preciso antes saber identificar o corte da peça, caso contrário você pode acabar sendo enganado e pagando por algo que não comprou, como coxão duro, por exemplo.
É preciso que conheça o aspecto, peso e o sabor que uma picanha legítima precisa apresentar, pois assim, será impossível ser enganado por um restaurante ou açougue. Para você, que deseja aprender a como identificar uma boa picanha, veja as dicas que separamos abaixo!

Como identificar o corte?
Comece observando o peso da peça, uma vez que, se ela for pesada demais, é bem provável que haja um pedaço de coxão duro na embalagem. Alguns especialistas dizem que uma peça de qualidade costuma pesar no máximo 1 quilo e 100 gramas. Já outros dizem que isso não procede, pois o peso e tamanho da peça vai depender muito do tamanho do animal abatido, ou seja, uns são maiores, mais pesados que outros, por isso o tamanho e peso podem variar. Ainda bem que existem outras formas de identificarmos, conforme verá abaixo.
Também vale observar a coloração da carne, que deve ser avermelhada, sem nervos e com uma grossa camada de gordura e, claro, a peça deve ser em formato triangular. Além disso, é preciso analisar se a gordura não está amarela demais, uma vez que isso pode ser um indício de que a carne vem de um animal já com idade avançada.
Como identificar se a picanha está livre de coxão duro?
O coxão duro é outro corte de carne que vem logo após a picanha, para ser mais exato, após a terceira veia da picanha. Muitos açougues ou frigoríficos desonestos, a fim de enganar seus clientes e enganar consumidores desatentos, acabam servindo a picanha juntamente com esse pedaço, que geralmente tem um valor cobrado bem menor que a picanha.
O problema é que esse corte é bem mais duro que a picanha, possui nervos e não têm o sabor característico e suculento da peça. Por isso, fique atento, de preferência por comprar peças de picanha de tamanhos menores, como citamos acima, até 1,100 kg e observe todo o corte da carne, que deve ser feito rente a terceira veia.
Para descobrir a terceira veia e ter um corte correto de picanha, localize três pequenos cortes seguindo o comprimento da peça até a direção do coxão duro. Observe se os pontos de corte sangram quando apertados, se sim, você identificou-os corretamente. Assim, ao encontrar a terceira veia, basta fazer o corte neste ponto e separar a picanha do coxão duro para ter uma peça pura e perfeita.

Também existem outros sinais que você pode analisar de que se trata de uma carne de baixa qualidade. Pouca gordura e a presença de nervos ou membranas na superfície da carne ou aquela camada branca que pode aparecer na superfície da carne, caso essa não tenha sido bem higienizada.
Uma coisa é fato, todo mundo ama uma picanha ao ponto! Esperamos que com as dicas de hoje você possa identificar a verdadeira picanha e não leve mais aquele “coxão duro” achando que vai saborear uma carne de qualidade, não desmerecendo o corte. Qual sua dúvida sobre os cortes de carnes, manda pra gente!
Novo sorgo granífero supera 6.000 kg por hectare e garante alta produtividade
O novo sorgo é indicado para as regiões já consolidadas no cultivo dessa cultura, como Centro Oeste, Nordeste e Sudeste.
Continue Reading Novo sorgo granífero supera 6.000 kg por hectare e garante alta produtividade
Carcaças mais pesadas: a nova era da pecuária brasileira
Em 2024, o Brasil exportou 2,5 milhões de toneladas de carne bovina in natura, volume 26,9% maior do que o embarcado em 2023.
Continue Reading Carcaças mais pesadas: a nova era da pecuária brasileira
Produtores brasileiros de algodão enfrentam cenário desafiador com escassez de produto de qualidade e incertezas no mercado internacional
Alta na produção brasileira e tensões comerciais entre EUA e China podem abrir novas oportunidades, mas exigem atenção redobrada para o manejo no campo.
A árvore das mil mangas: o legado vivo de um horticultor indiano
Em Uttar Pradesh, cidade indiana, uma árvore com mais de 300 mangas reflete o legado do horticultor Kalimullah Khan.
Continue Reading A árvore das mil mangas: o legado vivo de um horticultor indiano
Vaca pare três bezerros de uma só vez em fazenda de Quixeramobim
Na pecuária, a maioria das vacas costuma ter apenas um bezerro por gestação, e partos gemelares já são considerados raros.
Continue Reading Vaca pare três bezerros de uma só vez em fazenda de Quixeramobim
Ocupação chega ao fim mas MST faz ação de bloqueio em rodovias de MS
Após desocupação área que pertence à empresa JBS, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra um bloqueio na BR-060.
Continue Reading Ocupação chega ao fim mas MST faz ação de bloqueio em rodovias de MS