
Do simbolismo aos negócios, as rosetas da Expointer tem um significado único. Os adereços adornam os animais vencedores que disputam por categorias, campeonatos e, por fim, concorrem ao título de grande campeão.
Há mais de 50 edições, desde quando a feira agropecuária era estadual, elas identificam os ganhadores e representam todo o empenho, esforço e investimento dos criadores e de suas cabanhas. As escarapelas de premiações ou rosetas, como são normalmente chamadas, simbolizam vitória na Expointer.
Elas vão adornar os animais vencedores, que primeiro participam de disputas por categorias, depois dos campeonatos e, por fim, concorrem ao título de grande campeão. Um animal pode ter mais de uma premiação.
Os prêmios vão se acumulando. Primeiro se ganha a roseta de melhor animal, com uma cor, depois vem a de duas cores, de campeão. A partir de uma tabela de categorias publicada no regulamento da Expointer, todos os animais que têm a roseta verde e vermelha disputam o grande campeonato, para escolher o melhor animal. O grande campeão ou campeã recebe a roseta com as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
Para chegar aos ganhadores das rosetas, são analisados diversos critérios nos julgamentos, como o sistema reprodutor feminino e masculino, o aprumo, o tamanho e a caminhada, de maneira a definir os Grandes Campeões de cada raça. O reconhecimento dos jurados e de técnicos capacitados para fazer a classificação confere um atestado de qualidade para a cabanha, que se soma aos demais atestados que os animais têm (sanitários, reprodutivos e de avaliação genética) para atribuir maior valor.
Origem das rosetas
Criadas pelo veterinário e jornalista Caio Poester, responsável pelo setor de informação e fomento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na década de 1950, as rosetas têm as cores da bandeira do Rio Grande do Sul misturadas com branco, violeta e azul, que representam o arco-íris. Quanto mais importante o prêmio, mais cores compõem a roseta. Ao todo, são 14 tipos, sendo 13 tradicionais e coloridas e uma especial, por menção honrosa, branca (veja foto ao final da página).
Existem outros tipos de escarapelas, como a de Melhor Exemplar da Raça, que tem quatro cores e é entregue quando solicitada pelas sociedades e associações.
As rosetas, feitas de fita de tafetá, são plissadas e costuradas. Algumas têm botão, e outras, um button personalizado no centro. Um suporte de plástico, que fica no verso, serve para encaixar o prêmio no buçal do animal.
Identificação das rosetas e suas cores
- Grande campeão: Verde, vermelho e amarelo
- Reservado de grande campeão: Vermelho, violeta e branco
- 3º melhor animal no Grande Campeonato: Amarelo, violeta e branco
- 4º melhor animal: Azul, violeta e branco
- Campeão de categorias: Verde e vermelho
- Reservado de campeão de categorias: Vermelho e violeta
- 3º melhor animal no campeonato: Amarelo e violeta
- 4º melhor animal no campeonato: Azul e violeta
- 1º prêmio na categoria: Verde
- 2º prêmio na categoria: Vermelho
- 3º prêmio na categoria: Amarelo
- 4º prêmio na categoria: Azul
- 5º prêmio na categoria: Violeta
- Menção Honrosa: Branco
Outras rosetas:
- Melhor exemplar da raça: Branco, verde, amarelo e vermelho
- Prêmio especial 1: Branco, verde e amarelo
- Prêmio especial 2: Branco, verde e vermelho
- Prêmio especial 3: Branco, vermelho e azul
- Prêmio especial 4: Branco e amarelo
- Prêmio especial 5: Vermelho e branco
- Prêmio especial 6: Branco e vermelho
- Prêmio especial 7: Verde e branco
- Prêmio conjunto: Amarelo e branco

Tristeza parasitária: A perigosa doença bovina que você precisa conhecer
A saúde do gado é um dos pilares da pecuária de sucesso, e entre os desafios que mais comprometem a produtividade está a Tristeza Parasitária Bovina (TPB)
Continue Reading Tristeza parasitária: A perigosa doença bovina que você precisa conhecer
COP30: oportunidade para o agro brasileiro na agenda global do clima
Evento da ABAG resultará em um documento com o posicionamento alinhado entre todas as entidades do agro sobre como o setor pode ser parte da solução para as mudanças climáticas.
Continue Reading COP30: oportunidade para o agro brasileiro na agenda global do clima
ALERTA: Ar polar se dissipa e fim de semana será mais quente em todo o país
O sábado marca o retorno do calor em boa parte do país, com tempo estável no Centro-Sul e pancadas típicas de calor no Norte e Nordeste
Continue Reading ALERTA: Ar polar se dissipa e fim de semana será mais quente em todo o país
Chuva e temperatura mais amena beneficiam segunda safra de milho, analisa Nottus
A safra de milho 2025 deve ocorrer sob condições climáticas mais favoráveis se comparada ao mesmo período do ano passado no Centro-oeste do país.
Continue Reading Chuva e temperatura mais amena beneficiam segunda safra de milho, analisa Nottus
Trabalhador pode trocar dívidas mais caras por consignado para CLT
A troca só é vantajosa nos casos em que o consignado para CLT, lançado há um mês, tenha juros mais baixos que as linhas de crédito contratadas pelo trabalhador.
Continue Reading Trabalhador pode trocar dívidas mais caras por consignado para CLT
Vacinas reprodutivas para bovinos de corte garante máxima produtividade
Infecções causadas por bactérias, vírus e protozoários comprometem a fertilidade do rebanho, impactando diretamente a produtividade e a rentabilidade das fazendas
Continue Reading Vacinas reprodutivas para bovinos de corte garante máxima produtividade