É importante saber que tanto o arrendamento, como a compra de uma propriedade rural, proporcionam situações diferentes ao interessado.
Uma das dúvidas frequentes dos produtores é qual seria a melhor opção: arrendar ou comprar uma propriedade rural? Esses dois meios de adesão são processos diferentes, e vale colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada um deles. É importante saber que tanto o arrendamento, como a compra de uma propriedade rural, proporcionam situações diferentes ao interessado.
Arrendar uma terra ou uma propriedade significa alugar aquele espaço. É necessário, para essa atividade, ter um contrato que regulamenta o uso da terra e que proporciona segurança ao proprietário, assim como ao inquilino. O pagamento pelo uso da terra pode ser feito em diversos formatos, para tal, basta ser acordado com antecedência: pode ser em dinheiro, ou mesmo com produtos produzidos ali mesmo.
Existe, ainda, um prazo que estipula o arrendamento de terra. No Brasil, esse período é de, no mínimo, três anos. Isso de acordo com o Decreto 69.566/66, do Estatuto da Terra. No caso da pecuária, o prazo pode se estender até cinco anos. A partir dessa informação, é necessário ficar atento à decisão que for tomar e na terra que irá escolher para destinar o investimento.
As condições financeiras em que o produtor se encontra, no momento da aquisição vão determinar se o arrendamento ou a compra do imóvel rural é o mais indicado.
Vantagens de arrendar
Na produção, comprovando que aquela terra é improdutiva, basta esperar o tempo de contrato para entrega da propriedade e buscar outra com mais rendimento; o investidor pode, também, começar a produzir sem um grande investimento inicial, iniciando com o que já tem; caso a produção comece a crescer e aquele espaço se torne pequeno, a procura e transferência para outro lugar é mais fácil, pois independe da venda daquele imóvel.
Desvantagens de arrendar
A depender da região, o custo do arrendamento pode ser alto, com porcentagem elevada no fluxo de caixa de toda a produção; há riscos da produção não render o suficiente para pagar o arrendamento.
Vantagens de comprar
Ao comprar, aquela terra será sempre sua, transferida para as suas futuras gerações; as melhorias nelas feitas serão para a sua propriedade, definitivamente; não há necessidade de autorização para mudanças ou implementar futuras instalações, já que a terra é sua.
Desvantagens de comprar
A região, o momento econômico do país, estado da propriedade e a disponibilidade de estrutura contam muito na hora do repasse desse imóvel, que, por consequência, pode não ser tão simples assim. Você pode acabar tendo prejuízo, em valor ao valor da aquisição.
É importante sempre observar, independente da sua escolha, as condições do clima e do solo. Se possível, converse com vizinhos e visite as cooperativas locais; e, também, verificar se a documentação da propriedade está regular, se todas as contas estão pagas, desde as mais básicas como água e luz, até IPTU e demais impostos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.