O projeto PL 1320/24 propõe mudanças importantes para reforçar a proteção das propriedades rurais contra invasões. Entretanto, ainda assegura ao proprietário a opção de, voluntariamente, vender o imóvel ao governo, seguindo as normas vigentes.
Um novo projeto de lei, o PL 1320/24, busca trazer mudanças significativas no que se refere à proteção das propriedades rurais contra invasões. A proposta proíbe permanentemente a desapropriação de imóveis rurais invadidos ou ocupados por conflitos agrários ou fundiários, eliminando o atual prazo de dois anos previsto pela legislação vigente.
Atualmente, de acordo com a Lei 8.629/93, uma propriedade rural invadida só pode ser desapropriada após dois anos de sua desocupação, ou quatro anos em casos de reincidência. Agora, o PL 1320/24 visa acabar com esse intervalo, estabelecendo que, uma vez invadido, o imóvel rural não poderá mais ser desapropriado, independentemente do tempo. Contudo, o projeto ainda permite que o proprietário, de forma voluntária, possa vender a terra ao governo, conforme as normas atuais.
Proteção aos proprietários e penalização aos incentivadores
A proposta também responsabiliza civil e administrativamente qualquer entidade ou órgão que incite invasões. Segundo o deputado Adilson Barroso (PL-SP), autor do projeto, a função social da propriedade não justifica invasões, especialmente aquelas acompanhadas de crimes como furto e depredação. “A invasão clandestina de terras e, por vezes, violenta, não é meio legal de impulsionar a reforma agrária”, destacou o parlamentar.
Movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) frequentemente defendem a desapropriação de áreas supostamente improdutivas para fins de reforma agrária. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou, em decisões passadas, que o Judiciário não pode reconhecer ocupações ilegítimas como base para expropriação de propriedades privadas.
Impactos para o agronegócio com o PL 1320/24
A aprovação do PL 1320/24 representaria uma vitória para o setor rural, que frequentemente enfrenta invasões que trazem insegurança jurídica e prejuízos à produção. A medida busca garantir que produtores rurais não sejam punidos com a perda de suas terras em consequência de ações ilegais. Isso reforça o direito à propriedade privada, fundamental para a estabilidade no campo e para o desenvolvimento econômico.
O projeto de lei ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Direito de propriedade e segurança jurídica
Este projeto levanta um debate sobre a necessidade de maior proteção ao produtor rural e à propriedade privada no Brasil. Invasões têm causado grandes prejuízos econômicos e sociais, afetando diretamente a produção agrícola do país. A mudança proposta vem ao encontro de reivindicações do setor agropecuário, que defende maior segurança jurídica e o respeito ao direito de posse e propriedade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Expoinel em 2023 e 2024 e da Expozebu 2024 Carina FIV do Kado acaba de entrar para a história como a vaca mais valorizada do mundo, quebrando o recorde anterior de Viatina-19
Continue Reading Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
A resposta brasileira foi rápida e coordenada. Cadeia produtiva de bovinos, incluindo frigoríficos como JBS, Marfrig e Masterboi interromperam o abastecimento às lojas do grupo deixando o Carrefour sem carne, e já faltam alguns cortes.
Continue Reading ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
Segundo o CEO da companhia, a Jonh Deere possui uma estratégia robusta para minimizar os impactos das tarifas, com forte presença de fabricação nos Estados Unidos.
Continue Reading Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
Al Khaleej Sugar investe na Bahia e projeta transformar o estado em um dos maiores polos de exportação de açúcar e produção de bioenergia do mundo, com geração de 50 mil empregos e foco em inovação sustentável.
Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Segundo a acusação, homem esmagou ninhos e atropelou animais ao abrir uma via rural ao lado de uma reserva. Apesar da pena, pecuarista deve ficar em liberdade.
Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
Projeto de lei que visa autorizar aula de direção em carros com câmbio automatizado gera polêmica nas redes sociais.
Continue Reading Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda