
Programa de melhoramento genético realiza primeiro abate de 2025; lote de 120 animais do Nelore Vera Cruz apresentou rendimento de carcaça de 56%
O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) Carne, programa desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em parceria com a JBS Friboi, realizou o primeiro abate técnico de 2025. Os 120 animais da raça Nelore (PO), pertencentes ao criatório Nelore Vera Cruz, permaneceram por 98 dias em confinamento no Boitel JBS, em Barra do Garças (MT).
O resultado do abate técnico voltou a comprovar a superioridade dos reprodutores PO para ganho de peso. Em média, o peso da carcaça ficou em 20,21 @ (ou 303,10 kg), considerando peso de entrada de 394,73 kg e peso de saída de 541,45 kg.
O Ganho Médio Diário (GMD) dos animais foi de 1,497 kg; já o GDC (Ganho Diário de Carcaça) foi calculado em 1,079 kg. Desta forma, o rendimento de carcaça apresentou uma média de 55,98%, com ganho de 7,05 @.

“Essa parceria era tudo que a gente queria. Já temos o teste de progênie na fazenda, em que avaliamos a bezerrada na desmama, para mensurar a produção dos touros. Com o PMGZ Carne, vamos poder avaliar também no gancho”, aponta o criador à frente do Nelore Vera Cruz, Jairo Machado.
Criado com o objetivo de fomentar o melhoramento genético em rebanhos de corte brasileiros, o PMGZ Carne avalia animais filhos de reprodutores PO ao final de todas as etapas da cadeia produtiva, a fim de mensurar com exatidão a superioridade desta genética.
“O PMGZ Carne tem como objetivo tornar-se o maior programa de avaliação de carcaças de progênies de touros registrados na indústria da carne”, destaca o Gerente de Fomento do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), Ricardo Abreu.
Para o Diretor Executivo da JBS Friboi, Eduardo Pedroso, o resultado é motivo de comemoração.
“O que mais chamou a atenção foram as carcaças muito bem conformadas. São animais com peso equivalente aos machos abatidos pela Friboi no Brasil, mas com praticamente metade da idade do gado comercial. Considero o resultado deste lote extraordinário”, avalia.

Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos / Carne
O PMGZ Carne é uma iniciativa estratégica desenvolvida pela ABCZ em parceria com instituições de pesquisa e o setor privado, com o objetivo de impulsionar a qualidade genética do gado zebuíno voltado à produção de carne no Brasil. Focado principalmente em raças como Nelore, Brahman e Tabapuã, o programa utiliza tecnologias de ponta (como avaliação genômica e seleção por DEPs – Diferenças Esperadas na Progênie) para identificar e multiplicar animais com características superiores, como:
- Ganho de peso eficiente;
- Precocidade sexual e produtiva;
- Rusticidade e adaptação ao clima tropical;
- Qualidade de carcaça (marmoreio, maciez e rendimento).
Impacto na Pecuária Nacional
O PMGZ Carne tem sido fundamental para aumentar a produtividade e a competitividade da pecuária de corte brasileira, reduzindo o ciclo produtivo e elevando o padrão da carne zebuína. Isso permite ao Brasil atender mercados exigentes, como China, União Europeia e EUA, com produtos de alto valor agregado. Além disso, o programa promove a sustentabilidade, ao possibilitar maior produção em menos área, graças à eficiência genética.

Nelore Vera Cruz
A Nelore Vera Cruz é uma das mais respeitadas e tradicionais criatórios de gado Nelore do Brasil, reconhecida por seu trabalho de seleção genética de excelência e por produzir animais de alto padrão que influenciaram profundamente a pecuária nacional.
O Nelore Vera Cruz surgiu em 1990 em uma das regiões de maior vocação pecuária, Barra do Garças/MT. Os irmãos Eduardo Zago Machado e Jairo Machado Carneiro Filho tinham como objetivo dar continuidade ao trabalho no agronegócio iniciado na década de 1970 pelo pai, Jairo Machado Carneiro. A raça Nelore foi a escolhida para iniciar o criterioso e moderno sistema de seleção bovina implantado na Fazenda Vera Cruz.

Sob o comando do pecuarista Jairo Machado Carneiro Filho, o Jairinho Vera Cruz, a fazenda busca validar a eficiência de sua genética Nelore, reconhecida pela precocidade e qualidade superior. A propriedade se destacou ao longo de décadas pela seleção rigorosa de matrizes e reprodutores, priorizando características como precocidade, fertilidade, musculatura e adaptabilidade ao clima tropical. Seus touros e matrizes são presença constante nos principais leilões e exposições do Brasil, com animais campeões que serviram de base para o melhoramento de rebanhos em todo o território nacional.
Um dos grandes legados da Nelore Vera Cruz foi a democratização da genética de qualidade, tornando acessível a pecuaristas de diferentes portes animais com comprovada superioridade genética.
A Vera Cruz também inovou ao incorporar tecnologias como inseminação artificial e avaliação genômica em seus programas de seleção, elevando ainda mais o padrão da raça Nelore. Hoje, a Vera Cruz segue como referência, contribuindo para que o Brasil mantenha sua posição de maior exportador de carne bovina do mundo, com um rebanho eficiente e adaptado às demandas globais por produtividade e sustentabilidade. Seus animais são sinônimo de confiabilidade e performance, perpetuando um legado que transformou a pecuária brasileira.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.