Cerca de 76 produtores rurais que atuam como pessoa jurídica fizeram pedidos no primeiro trimestre de 2024, mostra Serasa Experian; No ano a ano, quantidade é a maior já registrada no primeiro trimestre desde 2018; modelo preditivo pode mitigar riscos ao indicar instabilidade financeira antes da RJ.
Informações inéditas da Serasa Experian revelaram que 76 produtores rurais brasileiros, atuando como pessoa jurídica (PJ), realizaram pedidos de recuperação judicial (RJ) nos três primeiros meses de 2024. No ano a ano, quantidade é a maior já registrada no primeiro trimestre desde 2018; modelo preditivo pode mitigar riscos ao indicar instabilidade financeira antes da RJ.
O aumento dos pedidos de recuperação judicial no agro brasileiro, especialmente entre produtores rurais PJ, não necessariamente representa uma crise generalizada no setor. Embora o número de solicitações tenha alcançado um recorde no primeiro trimestre de 2024, conforme apontado pela Serasa Experian, especialistas destacam que o setor ainda se mantém resiliente, com a maior parte dos produtores operando normalmente.
Esse cenário pode estar mais ligado a desafios pontuais de gestão financeira, como dívidas mal estruturadas, do que a uma instabilidade profunda no agronegócio. Ferramentas como a renegociação de dívidas e o uso de modelos preditivos, como o Agro Score, têm se mostrado cruciais para evitar que a recuperação judicial se torne uma tendência mais ampla.
Abaixo, você confere a movimentação das requisições no comparativo por trimestre:

De acordo com Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, apesar do aumento de pedidos, o setor agropecuário não está em crise. “O número de pedidos é relativamente pequeno, e a maioria dos produtores continua operando normalmente. Entretanto, precisamos seguir incentivando soluções como a renegociação de dívidas e ferramentas como o Fiagro Reorg, que ajudam na retomada da estabilidade financeira. O monitoramento do perfil de crédito para credores e o planejamento financeiro para demandantes são essenciais para evitar a necessidade de uma recuperação judicial”, afirmou.
Recuperação Judicial: 76 Produtores Rurais PJ Pedem Recuperação no 1º Trimestre de 2024, Mostra Serasa Experian
Distribuição por porte e tipo de produtor
Na separação por porte, é possível observar que os pedidos partiram menos dos pequenos produtores, que marcaram apenas 5 requisições. Em seguida estão os médios, com 9 solicitações e os grandes, com 17. Os chamados “Sem Propriedade”, ou seja, que não têm propriedades no campo – considerados arrendatários de terras e grupos econômicos ou familiares relacionados ao setor – realizaram a maior quantidade, de 45 requisições.
Previsão de instabilidade financeira poderia reduzir pedidos de RJ
Dados do Agro Score da Serasa Experian, solução que entrega análises específicas para o setor e prevê o risco de inadimplência dos produtores rurais, comprovam que o uso de modelos preditivos pode identificar perfis propensos à recuperação judicial. Dessa forma, ao aplicar esse tipo de tecnologia, os credores são capazes de tomar decisões mais seguras, evitando, indiretamente, o número de requisições do recurso que, segundo o head de agronegócio da Serasa Experian, deve ser utilizado apenas como última opção.
Essa identificação acontece porque o monitoramento de dados do Agro Score pode registrar, com vários meses de antecedência, os perfis de produtores rurais que já mostravam sinais de instabilidade financeira. Ou seja, é uma análise que mitiga riscos da concessão de crédito.
No gráfico abaixo podemos observar o exemplo mencionado, em que o Agro Score médio da população de produtores rurais PJ era significativamente maior do que o dos que solicitaram recuperação judicial mesmo três anos antes do pedido. Além disso, também se pode observar como a curvatura de pontuação do modelo preditivo segue caindo mesmo antes da solicitação. Veja:

Setores mais afetados: soja e pecuária bovina
Os segmentos de soja e pecuária bovina foram os que mais solicitaram recuperações judiciais no primeiro trimestre de 2024, com 45 e 15 pedidos, respectivamente. Abaixo, a distribuição completa por segmento:

Mato Grosso lidera pedidos de recuperação judicial
O estado do Mato Grosso liderou as solicitações, com 26 pedidos de recuperação judicial, seguido por Goiás, com 14 requisições. A região Centro-Oeste, como um todo, teve a maior quantidade de produtores PJ recorrendo a essa medida no período.

Metodologia
A análise realizada pela Serasa Experian considerou dados de processos de recuperação judicial registrados mensalmente na base de dados da empresa, oriundos dos tribunais de justiça estaduais. A amostra inclui produtores rurais de todos os portes, atuando como pessoa jurídica, com análise estadual feita com base na Unidade Federativa vinculada ao CNPJ do demandante.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Brasil bate recorde nas exportações de soja e amplia vendas para a China
Forte demanda chinesa impulsiona embarques históricos e reforça liderança brasileira no mercado global da oleaginosa.
Continue Reading Brasil bate recorde nas exportações de soja e amplia vendas para a China
É autônomo, MEI ou CNPJ? Veja como declarar o Imposto de Renda
Para autônomos, a situação é diferente, os rendimentos devem ser declarados de formas distintas, a depender da fonte pagadora.
Continue Reading É autônomo, MEI ou CNPJ? Veja como declarar o Imposto de Renda
A armadilha do livre comércio? Os perigos invisíveis para o agro no acordo Mercosul-UE
Enquanto grandes exportadores celebram a abertura comercial, produtores nacionais de vinhos e azeites alertam para o impacto de subsídios estrangeiros, gargalos tributários e o risco de o Brasil se tornar escoadouro para excedentes europeus.
GTF confirma participação na FENAGRA 2026 com foco em soluções de alto valor nutricional
Com foco em qualidade e fortalecimento de parcerias, a GTF apresentará novos produtos e reforçará seu posicionamento como fornecedora de soluções completas para a indústria.
Juros pressionam a dívida mais que gastos públicos, dizem economistas
São os juros altos pagos pela União – que consumiram R$ 1 trilhão em um ano – que vêm pressionando a dívida do Estado.
Continue Reading Juros pressionam a dívida mais que gastos públicos, dizem economistas
Brasil começa a importar queijo mais barato após acordo Mercosul–UE
O país também passou a exportar carne bovina, carne de aves e cachaça com alíquota zero para o mercado europeu.
Continue Reading Brasil começa a importar queijo mais barato após acordo Mercosul–UE





