
A alta dos preços para o consumidor reflete uma combinação de entressafra do leite, época de menos chuva, o que afeta as pastagens, com aumento dos custos de produção.
Os preços de leites e derivados já acumulam alta de 30,19% em 2022, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) de julho, prévia da inflação oficial, bem acima dos 5,79% registrados pelo índice geral.
No caso do leite longa vida, a alta é ainda mais expressiva, de 57,42%. Outros derivados também têm altas de destaque: queijo (13,80%), manteiga (14,18%) e iogurte e bebidas lácteas (13,26%).
A alta dos preços para o consumidor reflete uma combinação de entressafra do leite – época de menos chuva, o que afeta as pastagens – com aumento dos custos de produção, com defensivos agrícolas, insumos para ração animal, como milho e soja, e combustível.
O cenário gera uma redução na captação de leite, o que aumenta a dificuldade das indústrias de lácteos conseguirem o insumo e pressiona o preço no mercado, apontam especialistas e o próprio IBGE. A guerra da Ucrânia acabou reforçando esse movimento, com impacto também em preços de fertilizantes.
Dados do MilkPoint Mercado apontam valorização do leite spot, que chegou a R$4,87 na primeira quinzena de julho. O preço do leite captado em maio e pago aos produtores em junho teve aumento de 4,6% frente ao mês anterior, a quinta alta seguida, e ficou em R$ 2,6801 por litro na média do país segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) – Esalq/USP.
Em análise recente no Boletim do Leite, a pesquisadora do Cepea Natália Grigol destacou a menor oferta de leite no campo em junho, o que provoca a disputa das indústrias de laticínios pela compra do leite cru, matéria-prima para a produção de lácteos.
- Nota Oficial: Peixe BR critica decisão do governo brasileiro em liberar importação de tilápia do Vietnã
- Barretos realiza o 1º Desfile da Cultura Tropeira no dia 4 de maio
- Na Agrishow, Broto lançará clube de benefícios inédito para produtores rurais
- Dia do Churrasco: descubra a quantidade ideal de carne por convidado
- Agroindústria avança, mas quebra de safra compromete resultado da cadeia produtiva em 2024
Economistas preveem influência ainda maior do leite no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. Pelo IPCA-15, só o leite longa vida subiu 22,27% e já teve impacto de 0,25 ponto percentual no mês. Os preços de leites e derivados subiram 11,43% pelo IPCA-15 de julho. A projeção do economista da LCA Consultores Fabio Romão é que no IPCA a alta seja maior, de 13,82%.