
O navio Persistence Diva atracou no início deste mês e desembarcou 70.760 toneladas de sulfato de amônio. Os portos de Paranaguá e Antonina são as principais portas de entrada do produto no país, respondendo por 27% de todo adubo que chega ao Brasil.
Os portos do Paraná registram nesta semana uma movimentação recorde de fertilizante em um único navio no cais público. O Persistence Diva atracou na segunda-feira (01) no Porto de Paranaguá e deve desembarcar 70.760 toneladas de sulfato de amônio. A última movimentação recorde de fertilizante no cais público aconteceu em 21 de abril deste ano. O navio CSSC BRIGHT descarregou 64.199 toneladas.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os portos de Paranaguá e Antonina são a principal porta de entrada de fertilizantes no País, respondendo por 27% de todo adubo que chega ao Brasil. “Entre as vantagens que oferecemos está a prestação de serviço de modo eficiente, a disponibilidade para diálogo e um dos maiores parques industriais e de armazenagem do Brasil”, afirma.
Atualmente, a capacidade estática de armazenagem passa de 3 milhões de toneladas de fertilizantes. No Porto de Paranaguá, o produto pode ser descarregado em três berços que são preferenciais no cais público (comercial) ou em qualquer outro berço que esteja livre. Além disso, há dois berços que atendem o setor no píer privado (Fospar) e outros dois berços em Antonina.
Segundo o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a movimentação de fertilizantes nos portos paranaenses teve um aumento nos últimos dois meses deste ano, e também em relação à mesma época em 2022. Em setembro deste ano, o volume somou 1.038.445 toneladas, o que representa um crescimento de 84,5% em comparação ao mesmo período do ano passado (562,7 mil).

“No início do ano houve uma queda na movimentação de fertilizantes, que foi retomada nos últimos dois meses e está alcançando grandes resultados. A expectativa é por novos recordes na movimentação deste segmento”, destaca.
De acordo com a Portos do Paraná, de janeiro a setembro de 2023 foram movimentadas 7.057 milhões de toneladas de fertilizante.
Maior navio de fertilizantes do mundo leva 82.000 toneladas
O navio MV BENFICA é um graneleiro construído em 2017 (há 5 anos) e navega sob bandeira de Singapura e considerado o maior navio de transporte de fertilizantes do mundo. Sua capacidade de carga é de 81769 t DWT e seu calado atual é de 7,5 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 228,99 metros e sua largura é de 32,26 metros.
Os graneleiros secos transportam grandes quantidades de mercadorias secas. Esses navios se dividem em aproximadamente oito tamanhos diferentes. O nosso gigante dos fertilizantes é um da categoria Panamax, um navio considerado de porte grande.
Casa Branca esclarece que tarifas sobre a China chegam a 145%
Tarifa “recíproca” de 125% anunciada pelo presidente Donald Trump sobre a China na quarta-feira se soma à tarifa de 20% que já estava em vigor.
Continue Reading Casa Branca esclarece que tarifas sobre a China chegam a 145%
BNDES faz parceria para atender mais cooperativas com créditos
Mercadante ressaltou que o país tem 4,5 mil cooperativas atualmente, número 50% a mais do que há 20 anos. A maior parte atuando na agropecuária.
Continue Reading BNDES faz parceria para atender mais cooperativas com créditos
Fávaro: renegociação de dívida de produtor rural gaúcho não será generalizada
Fávaro esclareceu que o manual de crédito rural já prevê renegociação de dívidas em casos específicos, com 8% do volume podendo ser destinado à renegociação.
Continue Reading Fávaro: renegociação de dívida de produtor rural gaúcho não será generalizada
Haddad: Fazenda ainda não estuda ampliação de isenção de conta de luz
Caso o aumento da isenção na conta de luz se concretize, o total de beneficiados pela tarifa social subiria 50%, incluindo os descontos parciais.
Continue Reading Haddad: Fazenda ainda não estuda ampliação de isenção de conta de luz
Mercadante: guerra tarifária traz riscos e oportunidades para o Brasil
A agropecuária e a indústria são setores que podem colher oportunidades provocadas pelas medidas protecionistas dos EUA.
Continue Reading Mercadante: guerra tarifária traz riscos e oportunidades para o Brasil
Criadores da raça Holandesa já podem se inscrever para Fenasul Expoleite 2025
Os criadores de gado Holandês têm até 30 de abril para confirmarem a participação na exposição Morfológica e no Concurso Leiteiro.
Continue Reading Criadores da raça Holandesa já podem se inscrever para Fenasul Expoleite 2025