O navio Persistence Diva atracou no início deste mês e desembarcou 70.760 toneladas de sulfato de amônio. Os portos de Paranaguá e Antonina são as principais portas de entrada do produto no país, respondendo por 27% de todo adubo que chega ao Brasil.
Os portos do Paraná registram nesta semana uma movimentação recorde de fertilizante em um único navio no cais público. O Persistence Diva atracou na segunda-feira (01) no Porto de Paranaguá e deve desembarcar 70.760 toneladas de sulfato de amônio. A última movimentação recorde de fertilizante no cais público aconteceu em 21 de abril deste ano. O navio CSSC BRIGHT descarregou 64.199 toneladas.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os portos de Paranaguá e Antonina são a principal porta de entrada de fertilizantes no País, respondendo por 27% de todo adubo que chega ao Brasil. “Entre as vantagens que oferecemos está a prestação de serviço de modo eficiente, a disponibilidade para diálogo e um dos maiores parques industriais e de armazenagem do Brasil”, afirma.
Atualmente, a capacidade estática de armazenagem passa de 3 milhões de toneladas de fertilizantes. No Porto de Paranaguá, o produto pode ser descarregado em três berços que são preferenciais no cais público (comercial) ou em qualquer outro berço que esteja livre. Além disso, há dois berços que atendem o setor no píer privado (Fospar) e outros dois berços em Antonina.
Segundo o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a movimentação de fertilizantes nos portos paranaenses teve um aumento nos últimos dois meses deste ano, e também em relação à mesma época em 2022. Em setembro deste ano, o volume somou 1.038.445 toneladas, o que representa um crescimento de 84,5% em comparação ao mesmo período do ano passado (562,7 mil).

“No início do ano houve uma queda na movimentação de fertilizantes, que foi retomada nos últimos dois meses e está alcançando grandes resultados. A expectativa é por novos recordes na movimentação deste segmento”, destaca.
De acordo com a Portos do Paraná, de janeiro a setembro de 2023 foram movimentadas 7.057 milhões de toneladas de fertilizante.
Maior navio de fertilizantes do mundo leva 82.000 toneladas
O navio MV BENFICA é um graneleiro construído em 2017 (há 5 anos) e navega sob bandeira de Singapura e considerado o maior navio de transporte de fertilizantes do mundo. Sua capacidade de carga é de 81769 t DWT e seu calado atual é de 7,5 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 228,99 metros e sua largura é de 32,26 metros.
Os graneleiros secos transportam grandes quantidades de mercadorias secas. Esses navios se dividem em aproximadamente oito tamanhos diferentes. O nosso gigante dos fertilizantes é um da categoria Panamax, um navio considerado de porte grande.
Conheça o frango que vale até US$ 6 mil: por dentro da indústria das galinhas pretas
Da criação semisselvagem nas montanhas asiáticas às linhas industriais automatizadas, galinhas de carne e ovos escuros unem tradição, genética rara e alto valor econômico. Conheça as Ayam Cemani
Belgian Blue: O segredo genético por trás do gado com “dupla musculatura”
Descubra a verdade sobre o Belgian Blue: a genética da “dupla musculatura”, o lucro no cruzamento com Nelore e a realidade sobre os partos.
Continue Reading Belgian Blue: O segredo genético por trás do gado com “dupla musculatura”
Rússia fará inspeção em frigoríficos do Brasil para abertura de mercado de peixe
A autoridade sanitária planeja realizar, ainda em fevereiro de 2026, uma visita virtual a cinco fábricas de processamento de peixe no Brasil.
Continue Reading Rússia fará inspeção em frigoríficos do Brasil para abertura de mercado de peixe
Tempestade de inverno nos EUA provoca atrasos em transporte fluvial e ferroviário
No transporte fluvial, o acúmulo de gelo e as temperaturas extremamente baixas seguem limitando a navegação no sistema do rio Mississippi.
Continue Reading Tempestade de inverno nos EUA provoca atrasos em transporte fluvial e ferroviário
Raio mata 12 ovelhas no RN e causa prejuízo a criador no Oeste Potiguar
Descarga elétrica atingiu rebanho durante chuva rápida no Assentamento Paraíso, em Apodi; algumas fêmeas estavam prenhas e havia animais de raça pura entre as perdas.
Continue Reading Raio mata 12 ovelhas no RN e causa prejuízo a criador no Oeste Potiguar
Tragédia: Raio provocado por ciclone mata rebanho de búfalos em SC
Tragédia em São Joaquim: um raio provocado por ciclone mata rebanho de búfalos em SC. Sete animais morreram, gerando prejuízos. Confira os detalhes e o alerta do Inmet.
Continue Reading Tragédia: Raio provocado por ciclone mata rebanho de búfalos em SC




