O navio Persistence Diva atracou no início deste mês e desembarcou 70.760 toneladas de sulfato de amônio. Os portos de Paranaguá e Antonina são as principais portas de entrada do produto no país, respondendo por 27% de todo adubo que chega ao Brasil.
Os portos do Paraná registram nesta semana uma movimentação recorde de fertilizante em um único navio no cais público. O Persistence Diva atracou na segunda-feira (01) no Porto de Paranaguá e deve desembarcar 70.760 toneladas de sulfato de amônio. A última movimentação recorde de fertilizante no cais público aconteceu em 21 de abril deste ano. O navio CSSC BRIGHT descarregou 64.199 toneladas.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os portos de Paranaguá e Antonina são a principal porta de entrada de fertilizantes no País, respondendo por 27% de todo adubo que chega ao Brasil. “Entre as vantagens que oferecemos está a prestação de serviço de modo eficiente, a disponibilidade para diálogo e um dos maiores parques industriais e de armazenagem do Brasil”, afirma.
Atualmente, a capacidade estática de armazenagem passa de 3 milhões de toneladas de fertilizantes. No Porto de Paranaguá, o produto pode ser descarregado em três berços que são preferenciais no cais público (comercial) ou em qualquer outro berço que esteja livre. Além disso, há dois berços que atendem o setor no píer privado (Fospar) e outros dois berços em Antonina.
Segundo o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a movimentação de fertilizantes nos portos paranaenses teve um aumento nos últimos dois meses deste ano, e também em relação à mesma época em 2022. Em setembro deste ano, o volume somou 1.038.445 toneladas, o que representa um crescimento de 84,5% em comparação ao mesmo período do ano passado (562,7 mil).

“No início do ano houve uma queda na movimentação de fertilizantes, que foi retomada nos últimos dois meses e está alcançando grandes resultados. A expectativa é por novos recordes na movimentação deste segmento”, destaca.
De acordo com a Portos do Paraná, de janeiro a setembro de 2023 foram movimentadas 7.057 milhões de toneladas de fertilizante.
Maior navio de fertilizantes do mundo leva 82.000 toneladas
O navio MV BENFICA é um graneleiro construído em 2017 (há 5 anos) e navega sob bandeira de Singapura e considerado o maior navio de transporte de fertilizantes do mundo. Sua capacidade de carga é de 81769 t DWT e seu calado atual é de 7,5 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 228,99 metros e sua largura é de 32,26 metros.
Os graneleiros secos transportam grandes quantidades de mercadorias secas. Esses navios se dividem em aproximadamente oito tamanhos diferentes. O nosso gigante dos fertilizantes é um da categoria Panamax, um navio considerado de porte grande.
Os 5 melhores IA para editar PDF para edição inteligente de documentos em 2025
Descubra os 5 melhores editores para editar PDF IA em 2025 e aprenda como automatizar e otimizar sua edição de documentos A introdução da inteligência artificial pode mudar significativamente a abordagem ao trabalho com vários formatos de documentos digitais. Já existem soluções possíveis que podem editar PDF usando IA. Elas ajudam a corrigir texto, editar…
Continue Reading Os 5 melhores IA para editar PDF para edição inteligente de documentos em 2025
Deral: safra de soja 2025/26 no PR deve ser 5% maior
O rendimento médio esperado para esta temporada é de 3.815 kg/ha, superior aos 3.672 kg/ha registrados na safra anterior.
Continue Reading Deral: safra de soja 2025/26 no PR deve ser 5% maior
Plantio de soja na Argentina atinge 99,5% e de milho alcança 97,2%
A área com condição hídrica adequada ou ótima diminuiu de 67% para 64%. Já a área com condição hídrica regular ou de seca passou de 32% para 36%.
Continue Reading Plantio de soja na Argentina atinge 99,5% e de milho alcança 97,2%
Brasil mira mercado premium e aposta no leite de jumenta após intercâmbio com a China
Avanços das pesquisas brasileiras foram apresentados para estudantes da mais antiga instituição de ensino agrícola da China
MT lidera exportações de carne bovina e responde por 23% das vendas do Brasil ao exterior
Ao longo do ano, foram exportadas cerca de 978,4 mil toneladas da proteína, destinadas a 92 países, consolidando o estado como principal player nacional.
Campolina é o cavalo mais alto do Brasil e referência em marcha
Criada em Minas Gerais no século XIX, a raça Campolina combina porte imponente, marcha confortável e docilidade, consolidando-se como uma das mais emblemáticas do Brasil.
Continue Reading Campolina é o cavalo mais alto do Brasil e referência em marcha





