Fiscalização constatou que os animais estavam sem comida e água; Dos quase 50 cavalos debilitados em propriedade rural no Paraná, um cavalo morreu antes de nova inspeção.
A Polícia Militar Ambiental encontrou 47 cavalos em situação de maus-tratos em uma propriedade rural localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). A fiscalização foi realizada após denúncias e constatou que os animais estavam esqueléticos, debilitados e com sérios problemas de pele. Alguns deles estavam com um deficit de até 200 quilos em relação ao peso ideal, conforme relataram os fiscais ambientais da Prefeitura de Piraquara.
A primeira inspeção ocorreu na segunda-feira (3), quando equipes da prefeitura e da Polícia Militar identificaram que os cavalos estavam sem acesso a água potável e sem alimentação adequada. O proprietário da fazenda se comprometeu a melhorar as condições dos animais, incluindo o fornecimento de alimento, água, abrigo contra intempéries e atendimento veterinário para os que estavam em situação mais crítica.
No entanto, ao retornar à propriedade na quarta-feira (5), os fiscais constataram que nada havia sido feito para melhorar a qualidade de vida dos cavalos debilitados. Durante a nova visita, as equipes encontraram um cavalo morto dentro de uma área coberta, onde estavam outros animais em piores condições de saúde. Um outro cavalo estava amarrado e impossibilitado de caminhar.

Além disso, devido à falta de comida, os cavalos tentavam avançar uma tela de proteção para comer o gramado do lado de fora da propriedade.
Diante da reincidência da negligência, a Polícia Militar Ambiental lavrou um Boletim de Ocorrência (B.O.), aplicou um auto de infração por maus-tratos e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o proprietário da fazenda.
Segundo Yuzen Carvalho, fiscal ambiental da Prefeitura de Piraquara, as autoridades continuarão monitorando a situação e poderão tomar medidas ainda mais rigorosas caso as condições dos cavalos não sejam regularizadas.
“A gente vai continuar verificando tudo isso. Não sendo cumprido, a gente entra com um auto de infração, uma outra multa, além da que a Força Verde já autuou”, afirmou Carvalho.
Casos de maus-tratos contra animais são considerados crimes no Brasil e estão previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Em setembro de 2020, a legislação foi alterada para endurecer penalidades contra agressores de cães e gatos, mas também se aplica a outros animais. Os responsáveis por maus-tratos podem enfrentar penas que incluem multa, detenção e até reclusão em casos de agravantes.
A fiscalização no Paraná segue atenta a novas denúncias, garantindo a proteção dos animais e a responsabilização dos infratores.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Bezerro atinge maior valor da série, mas reposição exige cautela no campo de MT
Preço do bezerro em MT atinge recorde histórico e eleva custo da reposição, exigindo maior cautela dos pecuaristas.
Continue Reading Bezerro atinge maior valor da série, mas reposição exige cautela no campo de MT
Anec reduz projeção de exportação brasileira de soja em abril
Exportação brasileira de soja em abril é revisada para baixo, mas segue próxima de recorde com safra elevada.
Continue Reading Anec reduz projeção de exportação brasileira de soja em abril
FPA articula renegociação de dívidas e alerta para dificuldade de acesso ao crédito rural
Endividamento do produtor rural pressiona setor e leva FPA a buscar recursos para renegociação e ampliação do acesso ao crédito.
Conseleite sinaliza recuperação e valor projetado para o leite é de R$ 2,5333 em abril
Valor projetado do leite em abril indica recuperação no RS, com alta superior a 10% frente ao mês de março.
Feira do Terneiro evidencia elevado padrão da pecuária em São Joaquim
Feira do Terneiro em São Joaquim destaca alto padrão genético, preços elevados e forte valorização da pecuária regional.
Continue Reading Feira do Terneiro evidencia elevado padrão da pecuária em São Joaquim
Preço de terneiros em SC revela alta na média estadual e variações regionais
Preço de terneiros em SC sobe na média estadual, com diferenças regionais e valorização maior para machos nos leilões.
Continue Reading Preço de terneiros em SC revela alta na média estadual e variações regionais





